Kenosis como caminho para a construção da paz

Palavras-chave: Kenosis, Violência, Fundamentalismo, Religião, Paz

Resumo

A crescente escalada de violência no Oriente Médio, a perseguição às minorias étnicas na África e no sul asiático chamam atenção para o recrudescimento do fundamentalismo em diversas partes do mundo. Tomando em consideração esse contexto, partimos do pressuposto de que as experiências religiosas são complexas e ambíguas, tendo um potencial para mobilizar uma agenda positiva para a construção da paz e da solidariedade, bem como para gerar intolerância e morte. Hoje, mais do que nunca, cresce no Ocidente a convicção de que o Islã é perigoso e violento. Contudo, os defensores de tal ideia fecham os olhos para as atrocidades cometidas pelos países ricos do Atlântico Norte que, em nome da democracia e da liberdade, acobertam seus interesses escusos. A hipótese, aqui assumida, é que a politização do debate acerca do terrorismo e da religião tem gerado equívocos, que transformam o ódio em virtude e a perseguição em mérito. Tomando em consideração tais dificuldades, propomos pensar a Kenosis de Jesus, uma maneira pela qual os cristãos podem reconhecer suas próprias afirmações fundamentais, respeitando e convivendo em um mundo plural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raphael Colvara Pinto, Pesquisador autônomo, Boston College, Boston, MA, USA.

Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil. Professor convidado no Boston College, em Boston, EUA.

Referências

BALDWIN, J. The fire next time. New York: Dial Press, 1963.

BAUMAN, Z. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 1999.

BAUMAN, Z. Confiança e medo na Cidade. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2005.

BAUMAN, Z. Tempos Líquidos. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2007.

BRIGHENTI, A. Reconstruindo a Esperança: como planejar a ação da Igreja em tempos de mudança. 3. ed. São Paulo: Paulus, 2000.

CONSTITUIÇÃO PASTORAL GUADIUM ET SPES. Documentos do Concílio Vaticano II. São Paulo: Paulus, 1997.

FRANCISCO. Exortação Apostólica Evangelii Gaudium. São Paulo: Paulus, 2013.

FUKUYAMA, Francis. O Fim da História e o último homem. São Paulo: Rocco, 1992.

GIBELLINI, Rosino (org.). A Teologia do século XX. São Paulo: Loyola, 2002.

GIRARD. René. Eu via Satanás cair como relâmpago. São Paulo: Paz &Terra, 2012.

KÜNG, Kans. Religion, violence and “holy wars”. International Review of the Red Cross, London, v. 87, n. 858, p. 253-268, jun. 2005.

MOLTMANN, Jürgen. Trindade e Reino de Deus: uma contribuição para a Teologia. Petrópolis: Vozes, 2011.

PINTO, Raphael. Você tem medo de quê? A busca por segurança em tempos de mercados globais. In: Instituto Humanitas Unisinos. [S. I.], 13 ago. 2021. Disponível em: http://www.ihu.unisinos.br/78-noticias/611967-voce-tem-medo-de-que-a-busca-por-seguranca-em-tempos-de-mercados-globais-por-raphael-colvara-pinto. Acesso em: 18 set. 2021.

Publicado
2021-12-30
Seção
Dossiê - Educação para a Paz