Uma Teologia de fronteira: desafios do pluralismo cultural e religioso em uma sociedade dita Pós-moderna
DOI:
https://doi.org/10.15448/0103-314X.2017.2.28352Palavras-chave:
Pluralidade-religiosa. Diálogo. Alteridade. Fronteira.Resumo
O Pluralismo religioso é, sem dúvida, uma das características marcantes do chamado período dito Pós-Moderno. Os processos de globalização e a crescente migração colocam povos e culturas, convivendo em espaços cada vez mais próximos, suscitando questões acaloradas e controversas. Contudo, cresce a consciência e a legitimidade a respeito de um pluralismo cultural e religioso, que tome em consideração as diferentes expressões do fenômeno humano, não como estigma mas, em vista de uma “diversidade reconciliada”. Tem-se como hipótese que é possível propor uma Teologia inter-religiosa, capaz de propor uma atitude de reciprocidade entre distintas tradições religiosas. Para tanto, tomar-se-á como horizonte hermenêutico o conceito de “fronteira”, como espaço de encontro e interlocução, tendo como aporte teórico as contribuições do Papa Francisco, de Faustino Teixeira e de Peter Phan.
Downloads
Referências
BAUMAN, Z. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: Zahar, 1999.
______. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
______. Comunidade: a busca por segurança no mundo atual. Rio de Janeiro. Zahar, 2003.
______. Identidade. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.
______. Confiança e medo na Cidade. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.
______. Tempos Líquidos. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.
CONGREGAÇÃO PARA A DOUTRINA E A FÉ. Declaração Dominus Iesus. São Paulo: Paulinas, 2000.
FRANCISCO, Papa. Exortação Apostólica Evangelii Gaudium. São Paulo: Paulus, 2013.
FORTE, Bruno. A Teologia como companhia, memória e profecia. Introdução ao sentido e ao método da Teologia como História. São Paulo: Paulinas, 1991.
HALL, S. A Identidade cultural na Pós-modernidade. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2011.
HICK, John. The theological challenge of religious pluralism. In: HICK, John and HEBBLETHWAITE, Brian (Ed.). Christianity and other religions: selected readings. Rev. Ed. Oxford: Oneworld, 2001. p. 156-171.
______. God has many Names. Louisville: Westminster John Knox Press, 1982.
KÜNG, H. Projeto de Ética Mundial: uma moral ecumênica em vista da sobrevivência humana. 4. ed. São Paulo: Paulinas, 2003.
______. Religiões no Mundo: em busca de pontos comuns. Campinas: Versus, 2004.
MEIER, John P. Um judeu marginal: Repensando o Jesus histórico. Rio de Janeiro: Imago, 2003.
PHAN, Peter. Multiple Religious Belonging: opportunities and challenges for Theology and Church. Disponível em:<http://jonathantan.org/handouts/Xtianity/Phan_multiple.pdf>. Acessado em: 12 nov.16.
______. Intercultural and Interreligous dialogue. Disponível em: <http://www.ofm.org/capgen06/relatio/04phanen.doc> Acessado em: 10 nov. 16.
PAULO VI. Evangelii Nuntiandi. 11. ed. São Paulo: Paulinas, 1976.
______. Ecclesiam Suam. São Paulo: Paulinas, 1964.
TEIXEIRA, Faustino. A Teologia do Pluralismo religioso na América Latina. Disponível em: <http://fteixeira-dialogos.blogspot.com.br/2010/04/teologia-do-pluralismo-religioso-na.html>. Acessado em 10/10/12.
______. O desafio do Pluralismo religioso para a Teologia latino-americana. Disponível em: . Acessado em: 10 out. 12.
______. O imprescindível desafio da diferença religiosa. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/remhu/v20n38/a11v20n38.pdf>. Acessado em: 09 nov. 16.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Teocomunicação implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Teocomunicação como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.