O Sentido da teoria na pesquisa em comunicação

Três questionamentos a partir da prática acadêmica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2021.1.39211

Palavras-chave:

Teoria da Comunicação, Epistemologia da Comunicação, Metodologia, Pesquisa

Resumo

Qual o sentido de “teoria” nos estudos de Comunicação? O que significa escrever um “capítulo teórico” ou “aplicar uma teoria” em uma pesquisa? Essas questões, nascidas das práticas de ensino e orientação, apontam para a existência de três problemas epistemológicos referentes à compreensão do que é “teoria” e sua ação na atividade de pesquisa. A partir de análise bibliográfica, situações de ensino e orientação e estudos empíricos anteriores, este artigo delineia essas três visões que entendem a teoria (1) em oposição à prática, (2) como conjunto de proposições relativas a questões contextuais mais amplas e (3) como o conhecimento prévio de um campo. Indica-se, em cada caso, perspectivas para a
operacionalização metodológica da teoria durante todo o processo de pesquisa.

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Biografia do Autor

Luís Mauro Sá Martino, Faculdade Cásper Líbero, São Paulo, SP, Brasil.

Graduado em Comunicação — Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero (FCL — 1998), em São Paulo, SP, Brasil, com mestrado (2001) e doutorado (2004) em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC), em São Paulo, SP, Brasil. Foi pesquisador-bolsista na School of Political, Social and International Studies na University of East Anglia, na Inglaterra (2008). Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da FCL, em São Paulo, SP, Brasil, onde também leciona na graduação em
Jornalismo e é um dos editores da Revista Líbero. Autor, entre outros, dos livros Teoria da Comunicação
(2009), Teoria das Mídias Digitais (2014) e Métodos de Pesquisa em Comunicação (2018).

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Publicado

2021-08-27

Como Citar

Martino, L. M. S. (2021). O Sentido da teoria na pesquisa em comunicação: Três questionamentos a partir da prática acadêmica. Revista FAMECOS, 28(1), e39211. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2021.1.39211

Edição

Seção

Pensamento Midiático Comunicacional