A configuração da questão dos interesses no âmbito de uma ética do profissional de comunicação

Autores

  • Angela Cristina Salgueiro Marques Universidade Federal de Minas Gerais
  • Luis Mauro Sá Martino Faculdade Cásper Líbero

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2011.3.9860

Palavras-chave:

Comunicação, ética, jornalismo

Resumo

Este artigo delineia as possibilidades e condições de uma ética do jornalista a partir da análise do conceito de campo de Pierre Bourdieu e da ética do discurso de Jürgen Habermas. Embora os dois pensadores pareçam ter pouco em comum, ambos têm na noção de interesse um ponto chave de uma discussão sobre ética. Neste texto, o objetivo é discutir essas duas possibilidades de configuração de uma ética comunicativa de modo a analisar o que parece ser um paradoxo cotidiano entre as responsabilidades do profissional e o papel desempenhado pelo interesse nas práticas jornalísticas e na ética comunicativa.

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Biografia do Autor

Angela Cristina Salgueiro Marques, Universidade Federal de Minas Gerais

&outora em Comunicação Social pela UFMG e professora do Programa de Pós Graduação da Faculdade Cásper Líbero.

Luis Mauro Sá Martino, Faculdade Cásper Líbero

Graduado em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero (1998), com Mestrado (2001) e Doutorado (2004) em Ciências Sociais pela PUC-SP. Pós-Doutorado na School of Political, Social and International Studies na University of East Anglia, na Inglaterra (2008-2009).

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Publicado

2011-12-22

Como Citar

Marques, A. C. S., & Martino, L. M. S. (2011). A configuração da questão dos interesses no âmbito de uma ética do profissional de comunicação. Revista FAMECOS, 18(3), 816–833. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2011.3.9860

Edição

Seção

Teorias da Comunicação