Ação, instante e aspectualidade da representação visual: narrativa e discurso visual no fotojornalismo
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2009.39.5839Palabras clave:
Fotojornalismo, narrativa, açãoResumen
Este texto pretende averiguar, no contexto de um exame concreto de materiais do fotojornalismo, as relações entre o método estrutural de análise da narrativa e certas abordagens estéticas da interpretação das representações visuais: concentramo-nos no problema da significação do instante, como ponto cardinal da resolução do modo como as imagens fotográficas reportam-se às ações; o problema da instantaneidade na fotografia exprime, ao mesmo tempo, um aspecto visual de arresto da integridade temporal das ações e também uma função própria ao discurso narrativo. Interessa-nos avaliar as correlações entre os regimes da representação e as estruturas da percepção como problema atinente ao modo como Umberto Eco propôs as relações entre iconografia e códigos perceptivos; a noção de aspectualidade, oriunda de teorias estéticas contemporâneas, nos parece central para explorar estas relações entre a imagem e a percepçãoDescargas
Citas
BARTHES, Roland. La message photographique. In: Communication, 1961.
______. La rhétorique de l’image. In: Communications, 1964.
______. Introduction à l’analyse structural des recits. In: Communications, p. 1-27, 1966.
______. L’Obvie et l’Obtus. Paris: Minuit, 1992. ECO, Umberto. La Strutura Assente. Milano: Bompiani, 1968.
FRESNAULT-DERUELLE, Pierre. L’Éloquence des Images. Paris: PUF, 1993.
______. Le Silence des Tableaux. Paris: L’Harmattan, 2004.
GOMBRICH, Ernest. Art and Illusion. New York: Princeton University Press, 1959.
______. The Image and the Eye. London: Phaidon, 1982.
GOMES, Wilson. Princípios de Poética com ênfase na poética do cinema. In: Comunicação, Representação e Práticas Sociais (Miguel Pereira, Renato Gomes e Vera Follain de Figueiredo (orgs.). Rio: Editora da PUCRio: 2004. p. 93-125.
HOPKINS, Robert. Picture, Image and Experience. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.
LOPES, Dominic. Understanding Pictures. Oxford: Clarendon Press, 1996.
PICADO, Benjamim. Olhar testemunhal e representação da ação na fotografia. In: e-compós, v. 3, p. 1-29, 2005.
______. Das Funções Narrativas ao Aspectual nas Representações Visuais: notas sobre modos de interpretar imagens. In: Contemporânea, 2006.
______. Le temps des gestes et l’arrêt sur l’image dans le photojournalisme: entre la rhétorique corporelle et le pathos iconique. In: Image & Narrative. n. 23. Disponível em: www.imageandnarrative.be/Timeandphotography/picado.html Acesso em: 4 fev. 2009.
RICOEUR, Paul. Narrative time. In: Critical Inquiry, p.169-190, 1980.
SAVEDOFF, Barbara. Tranforming Images: how the photography complicates the picture. Ithaca: Cornell University Press, 2000.
SCHNEIDER, Greice; PICADO, Benjamim. Construção de Mundos em Fotografias de Representações: supressão e ambiguidade em Robert Doisneau. In: Significação, v. 22, n. 1, p. 59- 78, 2004.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.