Revisitando a Antropofagia: os Estudos Culturais brasileiros nos anos 90
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2002.17.3155Palabras clave:
Brasil, Teoria crítica, Identidade e Estudos CulturaisResumen
Este ensaio procura situar as correntes principais de apreensão de fenômenos culturais na década de 90: uma, herdeira dos estudos sociológicos de Antonio Candido e da Teoria Crítica praticada por Roberto Schwarz, onde a História entra como peça fundamental e o aporte marxista serve como ponto de partida para uma revisão contemporânea. Uma outra que, utilizando os avanços formalistas e a autoridade científica conferidos por abordagens estruturais, retoma as vozes dos fundadores de uma “semiótica brasileira”, Haroldo de Campos, Augusto de Campos e Décio Pignatari. E a problematização do conceito de entrelugar (elaborado por Silviano Santiago no final dos anos 70) que vai representar uma das saídas mais consistentes para o eterno dilema entre formalismos e sociologismos da cultura brasileira.Descargas
Citas
BOSI, Alfredo. Dialética da colonização. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
CANDIDO, Antonio. Literatura e subdesenvolvimento. A educação pela noite e outros ensaios. São Paulo: Ática, 1989.
HELENA, Lucia Helena. Queremos a Revolução Caraíba: Identidade cultural e construção discursiva. Gragoatá 1, 1996. p. 55-65.
LARSEN, Neil Larsen. Reading North by South. On Latin American Literature Culture and Politics. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1995.
McGUIRK, Bernard. Space, Self, Other: Latin America and the ʻThird Term, Brazil and the Discovery of America. Narrative, History, Fiction. In: McGURIK, Bernard; OLIVEIRA, Solange R. de (orgs.). Lewiston/Queenston/Lampeter: The Edwin Mellen Press, 1996. p. 180-198.
MOREIRAS, Alberto. Elementos de articulación teórica para el subalternismo latinoamericano. Revista Iberoamericana, v. LXII, p. 176-177, 1996.
ORTIZ, Renato. Cultura brasileira e identidade nacional. São Paulo: Brasiliense,1985.
______. Cultura e modernidade. São Paulo: Brasiliense, 1991.
______. A moderna tradição brasileira. Cultura brasileira e indústria cultural. São Paulo: Brasiliense, 1988.
______. Mundialização e cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.
ROUANET, Sergio Paulo. A coruja e o sambódromo, Malestar na modernidade. São Paulo: Companhia das Letras, 1993. p. 46-95.
SANTIAGO, Silviano. Uma literatura nos trópicos. São Paulo: Perspectiva, 1978.
______. Vale quanto pesa. Ensaio sobre questões político culturais. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
______. Nas malhas da letra. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
SARLO, Beatriz. Paisagens imaginárias. São Paulo: EDUSP, 1997.
SCHWARZ, Roberto. Nacional por subtração. Que horas são? São Paulo: Companhia das Letras, 1987. p. 29-48.
SEVCENKO, Nicolau. In Search of the Third Bank of the River: Reflections on the Burden of the Past in Contemporary Brazilian Culture. Journal of Latin American Cultural Studies, Travesía, p. 69-86, 1992.
VERONA, Tânia Cristina. O mundo europeu em Oswald de Andrade, Cultura brasileira. Figuras da alteridade. SOUZA, Eliana Maria de Melo (Org.). São Paulo: Hucitec/FAPESP, 1996. p. 45-57.
VIEIRA, Else Ribeiro Pires. Postcolonialisms and the Latin Americas. Interventions, v. 1, n. 2, p. 273-281, 1999.
______. Nudity Versus Royal Robe: Signs in Rotation from (In) Culture to (In)Translation in Latin America, Brazil and the Discovery of America. Narrative, History, Fiction. In: McGURIK, Bernard; OLIVEIRA, Solange R. de (orgs.). Lewiston/ Queenston/ Lampeter: The Edwin Mellen Press, 1996. p. 1-15.
WISNIK, José Miguel. Comentário, Narrativa: Ficção & História. RIEDEL, Dirce Côrtes (org.). Rio de Janeiro: Imago, 1988. p. 257-64.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.