Uma comunicação de limiaridades: imagens, fabulações e seus efeitos cotidianamente espetaculares

Autores

  • Rose de Melo Rocha Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2007.34.3450

Palavras-chave:

Comunicação, imagem, mídia

Resumo

Análise de algumas teorias contemporâneas da imagem aplicadas ao campo da comunicação. Problematização  da  relação  analítica  adotada  no  estudo  das imagens, avaliando o grau de interação e autonomia da escrita em contraponto à crescente autonomização das imagens no contexto comunicacional na atualidade. Abordagem das interfaces e tensões entre imagem e cotidiano presentes na produção e no consumo de produtos da indústria do entretenimento voltados à representação do banal e do comezinho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rose de Melo Rocha, Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo

Professora da Escola de Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo

Referências

BAITELLO JR., Norval. As quatro devorações: iconofagia e antropofagia na comunicação e na cultura. In: Encontro da Compós, 2002, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ECO/UFRJ, 2002.

BAUDRILLARD, Jean. A arte da desaparição. Rio de Janeiro: UFRJ, 1997.

______. A transparência do mal: ensaio sobre fenômenos extremos. Campinas: Papirus, 1992.

DEBRAY, Régis. O Estado sedutor. As revoluções midiológicas do poder. Petrópolis: Vozes, 1993.

DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix. Micropolítica e segmentaridade. In: Mil Platôs. Capitalismo e esquizofrenia. 3 vol. Rio de Janeiro: Editora 34, 1996. p. 83-115.

ENZENSBERGER, Hans Magnus. Entrevista a Forum Deutsch. Revista Brasileira de Estudos Germânicos, n. 1, 1996, p. 7.

______. Guerra civil. São Paulo, Companhia das Letras: 1995.

JAMESON, Fredric. As marcas do visível. Rio de Janeiro: Graal, 1995.

______. Espaço e imagem. Rio de Janeiro: UFRJ, 1994.

______. Pós-modernismo. A lógica cultural do capitalismo tardio. São Paulo: Ática, 1996.

JEUDY, Henri Pierre. Pesquisador dos processos mediáticos. In: RAMOS, Sílvia (org.). Seminário Mídia & Violência Urbana. Relatos. Rio de Janeiro: FAPERJ, 1994. p. 67-78.

KROKER, Arthur e COOK, David. The postmodern scene: excremental culture and hyper-aesthesis. Montréal: New World Perspectives, 1991.

LYOTARD, Jean-François. Heidegger e "os judeus". Petrópolis: Vozes, 1994.

MORIN, Edgard. O cinema ou o homem imaginário. Lisboa: Relógio D'Água, 1997.

PARENTE, André (org.). Imagem-máquina. A era das tecnologias do virtual. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.

PIRANDELLO, Luigi. Um, nenhum e cem mil. São Paulo: Cosac & Naify, 2001.

ROCHA, Rosamaria Luiza (Rose) de Melo. Imagens limiares e seus fabulosos fabuladores. In: XIV Encontro da Compós, 2005, Niterói. Anais... Niterói: Compós, 2005.

ROCHA, Rosamaria Luiza (Rose) de Melo. Sorria, você está sendo estetizado! Apontamentos sobre imagem e cotidiano na indústria do entretenimento. XVI Encontro da Compós, 2007, Curitiba. Anais... Curitiba: UTP, 2007.

ROCHA, Rosamaria Luiza (Rose) de Melo. Você sabe para quem está olhando? Visibilidade e incomunicabilidade na cultura contemporânea. In: BAITELLO, Norval (org.) Os meios da incomunicação. São Paulo: Annablume, 2005.

______. Da amnésia à anamnese: linguagens e pedagogia da violência nos media e nos centros urbanos brasileiros. Pesquisa de pós-doutoramento. Relatórios I e II. Programa de Estudos Pós- Graduados em Ciências Sociais/PUC-SP. São Paulo: 1999 e 2000.

VIRILIO, Paul. A inércia polar. Lisboa: Dom Quixote, 1993.

______. A máquina de visão. Rio de Janeiro: José Olympio, 1994.

______. L'insecurité du territoire. Paris: Galilée, 1993.

VIRY, Marin. Notas sobre escrita ou linguagem televisual. O Estado de S. Paulo. 10 out. 1996.

Downloads

Publicado

2008-04-14

Como Citar

Rocha, R. de M. (2008). Uma comunicação de limiaridades: imagens, fabulações e seus efeitos cotidianamente espetaculares. Revista FAMECOS, 14(34), 37–44. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2007.34.3450

Edição

Seção

Televisão e Comunicação