Os embates em torno do “politicamente correto” na publicidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2019.3.33884

Palavras-chave:

Politicamente correto. Publicidade. Práticas de contestação.

Resumo

O texto enfrenta o debate em torno do “politicamente correto” nas articulações entre o campo publicitário e a sociedade. Mais do que uma expressão cristalizada, o “politicamente correto” se origina em um debate encetado por diferentes perspectivas de estudo (discursivas, culturais, midiáticas), cujos desdobramentos são importantes para refletir sobre as configurações da publicidade contemporânea e os modos como os sujeitos relacionam-se com ela. O debate é acionado a partir de análise de conteúdo qualitativa sobre os tensionamentos em torno da temática no cenário social brasileiro, no período de 2005 a 2015. O assunto foi um dos três principais mobilizadores entre o campo publicitário e a sociedade nesse ínterim; acionou posições em torno da censura e da liberdade de expressão pelo viés do campo publicitário, e expressou demandas por reconhecimento, em especial, em torno das representações sobre as mulheres junto à sociedade. O “politicamente correto” se configura, nesse contexto, um mecanismo discursivo de disputas em torno das representações que a publicidade faz circular.

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Biografia do Autor

Laura Wottrich, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre (RS)

Professora adjunta da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutorado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Mestrado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Santa Maria.

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Publicado

2019-12-27

Como Citar

Wottrich, L. (2019). Os embates em torno do “politicamente correto” na publicidade. Revista FAMECOS, 26(3), e33884. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2019.3.33884

Edição

Seção

Mídia e Cultura