É que Narciso acha feio o que não é espelho: autorreferencialidade e identidade do jornal

Autores

  • Bruno Souza Leal Universidade Federal de Minas Gerais
  • Carlos Alberto Carvalho Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2014.1.15045

Palavras-chave:

Jornalismo, Autorreferencialidade, Autenticação

Resumo

A cobertura que a Folha de S.Paulo fez da Parada Gay de São Paulo 2012, em edições entre os dias 9 e 17 de junho, destacou a pesquisa sobre o público total do evento, realizada pelo Instituto Datafolha, empresa do mesmo grupo empresarial que edita o periódico. A mesma estratégia de autorreferir-se tem sido sistemática não somente em relação a outras pesquisas realizadas pelo Datafolha, como também na autopromoção do TV Folha, programa semanal que o jornal veicula na TV Cultura nas noites de domingo, e na divulgação de produtos vendidos com as edições dominicais, a exemplo de livros sobre grandes designers e de escritores ibero-americanos. Mais do que a indicação da “identidade do jornal”, como proposto por Eric Landowski (1992), a estratégia de autorreferencialidade parece indicar novos modos de autenticação e de busca de legitimidade para as narrativas dos acontecimentos noticiados.

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Biografia do Autor

Bruno Souza Leal, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor do Departamento de Comunicação Social da UFMG, na Graduação e na Pós-Graduação, onde desenvolve pesquisa sobre narrativas do acontecimento e estéticas jornalísticas na televisão e no impresso. Pesquisador do CNPq e do Programa Pesquisador Mineiro da Fapemig. Email: [email protected]. Doutor em Literatura pela UFMG.

Carlos Alberto Carvalho, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor do Departamento de Comunicação Social da UFMG, na Graduação e na Pós-Graduação, onde desenvolve pesquisas sobre as relações entre Jornalismo, HIV/Aids e homofobia, com financiamento do CNPq. Email: [email protected]. Doutor em Comunicação pela UFMG.

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FOLHA DE SÃO PAULO. "Método usado é o mais confiável", afirma Datafolha. São Paulo, 12 jun. 2012. Cotidiano, p. C4.

FOLHA DE SÃO PAULO. 40% do público é de fora da cidade de SP. São Paulo, 11 jun. 2012. Cotidiano, p. C4.

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______. Como a pesquisa foi feita. São Paulo, 14 jun. 2012. Cotidiano, p. C8.

______. Como a pesquisa foi feita. São Paulo, 12 jun. 2012. Cotidiano, p. C4.

______. Estimativa de público da Parada Gay. São Paulo, 12 jun. 2012. Cotidiano, p. C4.

______. Instituto afirma que mediu o evento inteiro. São Paulo, 14 jun. 2012. Cotidiano, p. C8.

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Publicado

2014-06-02

Como Citar

Souza Leal, B., & Alberto Carvalho, C. (2014). É que Narciso acha feio o que não é espelho: autorreferencialidade e identidade do jornal. Revista FAMECOS, 21(1), 148–164. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2014.1.15045

Edição

Seção

Jornalismo