Ação, instante e aspectualidade da representação visual: narrativa e discurso visual no fotojornalismo

Autores

  • Benjamim Picado Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2009.39.5839

Palavras-chave:

Fotojornalismo, narrativa, ação

Resumo

Este texto pretende averiguar, no contexto de um exame concreto de materiais do fotojornalismo, as relações entre o método estrutural de análise da narrativa e certas abordagens estéticas da interpretação das representações visuais: concentramo-nos no problema da significação do instante, como ponto cardinal da resolução do modo como as imagens fotográficas reportam-se às ações; o problema da instantaneidade na fotografia exprime, ao mesmo tempo, um aspecto visual de arresto da integridade temporal das ações e também uma função própria ao discurso narrativo. Interessa-nos avaliar as correlações entre os regimes da representação e as estruturas da percepção como problema atinente ao modo como Umberto Eco propôs as relações entre iconografia e códigos perceptivos; a noção de aspectualidade, oriunda de teorias estéticas contemporâneas, nos parece central para explorar estas relações entre a imagem e a percepção

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Biografia do Autor

Benjamim Picado, Universidade Federal da Bahia

Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia

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Publicado

2009-09-22

Como Citar

Picado, B. (2009). Ação, instante e aspectualidade da representação visual: narrativa e discurso visual no fotojornalismo. Revista FAMECOS, 16(39), 35–41. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2009.39.5839

Edição

Seção

Diversidades da Imagem Visual