BALANÇO CRÍTICO PRELIMINAR DO CHATGPT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2023.1.44380

Palavras-chave:

ChatGPT, Saber científico, Educação, Criação literária

Resumo

Entre todos os hypes tecnológicos que o antecederam, a explosão que o ChatGPT está provocando é impressionante. Isso é visível no exacerbado volume de artigos, entrevistas, colunas, blogs e notícias sobre o tema que esquentam as revistas, os jornais e as redes a cada minuto. Indo além das informações meramente episódicas, este artigo pretende apontar para as implicações mais evidentes tendo em vista a organização de algumas ideias críticas que parecem urgentes diante das circunstâncias. Para isso, a rota a ser seguida irá se deter nos impactos que já estão se fazendo sentir: a) as consequências para a produção e a circulação do saber científico; c) os dilemas que o Chat traz para a educação; d) os gargalos que a criação literária lhe impõe.

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Biografia do Autor

Lúcia Santaella, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

Lucia Santaella é pesquisadora 1 A do CNPq, professora titular na pós-graduação em Comunicação e Semiótica e em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (PUCSP). Doutora em Teoria Literária pela PUCSP e Livre-docente em Ciências da Comunicação pela USP. Fez doze estágios de pós-doutorado no exterior e foi professora e pesquisadora convidada em várias universidades europeias e latino-americanas. Já levou à defesa 285 mestres e doutores. Publicou 56 livros e organizou 32, além da publicação de quase 500 artigos no Brasil e no exterior. Recebeu os prêmios Jabuti (2002, 2009, 2011, 2014), o prêmio Sergio Motta (2005) e o prêmio Luiz Beltrão (2010).

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Publicado

2023-10-31

Como Citar

Santaella, L. (2023). BALANÇO CRÍTICO PRELIMINAR DO CHATGPT. Revista FAMECOS, 30(1), e44380. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2023.1.44380

Edição

Seção

DOSSIÊ - MUDANÇAS TECNOLÓGICAS & CULTURAIS NA ERA DIGITAL