Noticiário “objetivo” em liquidação: a decadência do padrão “catch-all” na mídia comercial

Palavras-chave: Paralelismo político, Polarização Política, Mercado de Mídia

Resumo

Esse artigo fundamenta a hipótese de que o jornalismo brasileiro demonstra uma forma particular de uma tendência global de crescente perda de centralidade do padrão catch-all de jornalismo devido a fenômenos da comunicação política que vem transformando o mercado da informação. Dentre estes fenômenos, destacam-se o aumento da oferta de entretenimento, do consumo personalizado de mídia, assim como da polarização política. Sustentamos que isso tem contribuído para a erosão do centro político e para uma maior dependência da mídia comercial em relação às demandas por conteúdo noticioso ideologicamente enviesado. Como resultado, observa-se uma crescente viabilidade mercadológica do modelo de jornalismo advocatício (fora, portanto, do padrão “catch-all”), algo já amplamente documentado no centro de referência de tal padrão, isto é, os Estados Unidos (EUA). 

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Biografia do Autor

Diógenes Lycarião, PPGcom - UFC (Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará)

Diógenes Lycarião | [email protected]

Doutor (2014) e mestre (2008) em Comunicação e Sociabilidade Contemporânea pelo PPGCOM-UFMG, professor permanente do PPGCOM-UFC e do Curso de Jornalismo do ICA-UFC; líder do Guppocom (Grupo de Pesquisa em Política, Opinião Pública e Comunicação), Vice-Coordenador do PPGCOM-UFC e membro associado da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica).

Avenida da Universidade 2762 - CEP 60020-180 – Fortaleza (CE) – Brasil

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9356403913755132

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8924-7442

 

Eleonora Magalhães, PPGcom - UFF (Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense)

Eleonora Magalhães | [email protected]

Doutora (2017) e mestra (2008) em Comunicação pela UFF, tendo como principais temas de trabalho Jornalismo, Comunicação Política e Novas Tecnologias. É professora do curso de jornalismo da Faculdade Pinheiro Guimarães, no Rio, e sócia-diretora da startup de inteligência em mídias sociais Vértice. Também é membro do Laboratório de Mídia e Democracia (Lamide/UFF) e da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica).

Universidade Federal Fluminense (UFF)

Rua Professor Lara Vilela, 126 – São Domingos

24210-590 – Niterói (RJ) – Brasil

 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5277670527285065

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4566-0833

Afonso Albuquerque, PPGcom - UFF (Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense)

Afonso de Albuquerque | [email protected]

Doutor (1996) e mestre (1991) em Comunicação e Cultura pela UFRJ. É Professor Titular do departamento de Estudos Culturais e Mídia e do PPGCOM-UFFC. Pesquisador do CNPq desde 1998 (atualmente, nível 1B). Foi presidente da Associação Nacional de Programas de Pós-graduação em Comunicação (COMPÓS) e da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica), editor da revista Contracampo, coordenador do PPGCOM/UFF, do curso de graduação em Estudos de Mídia/UFF e Superintendente de Comunicação Social da UFF.

Universidade Federal Fluminense (UFF)

Rua Professor Lara Vilela, 126 – São Domingos

24210-590 – Niterói (RJ) – Brasil

 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2316737308324362

ORCID:  https://orcid.org/0000-0002-2608-7605

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Publicado
2018-04-07
Como Citar
Lycarião, D., Magalhães, E., & Albuquerque, A. (2018). Noticiário “objetivo” em liquidação: a decadência do padrão “catch-all” na mídia comercial. Revista FAMECOS, 25(2), ID28384. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2018.2.28384
Seção
Comunicação Política