Noticiário “objetivo” em liquidação: a decadência do padrão “catch-all” na mídia comercial
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2018.2.28384Palavras-chave:
Paralelismo político, Polarização Política, Mercado de MídiaResumo
Esse artigo fundamenta a hipótese de que o jornalismo brasileiro demonstra uma forma particular de uma tendência global de crescente perda de centralidade do padrão catch-all de jornalismo devido a fenômenos da comunicação política que vem transformando o mercado da informação. Dentre estes fenômenos, destacam-se o aumento da oferta de entretenimento, do consumo personalizado de mídia, assim como da polarização política. Sustentamos que isso tem contribuído para a erosão do centro político e para uma maior dependência da mídia comercial em relação às demandas por conteúdo noticioso ideologicamente enviesado. Como resultado, observa-se uma crescente viabilidade mercadológica do modelo de jornalismo advocatício (fora, portanto, do padrão “catch-all”), algo já amplamente documentado no centro de referência de tal padrão, isto é, os Estados Unidos (EUA).
Downloads
Referências
ALBUQUERQUE, A. Another ‘Fourth Branch’: Press and political culture in Brazil. Journalism (London), London, v. 6, n. 4, p. 486-504, 2005.
ALBUQUERQUE, A. On Models and Margins: Comparative Media Models Viewed from a Brazilian Perspective. In: Daniel C. Hallin; Paolo Mancini. (Org.). Comparing Media Systems Beyond Western World. Cambridge: Cambridge University Press, 2011. p. 72-95.
ALBUQUERQUE, A. O paralelismo político em questão. Revista Compolitica, v. 2, p. 6-28, 2012.
ALBUQUERQUE, A. Media/Politics Connection: Beyond Political Parallelism. Media, Culture & Society, v. 35, p. 747-763, 2013.
ALEXANDER, J.C. The Mass News Media in Systemic, Historical and Comparative Perspective’, In: Alexander, J. C. & Colomy, P. B. (Org.) Differentiation Theory: Problems and Prospects. New York: Columbia University Press, 1990. p. 107-152.
ALDÉ, A., MENDES, G., & FIGUEIREDO, M. Tomando partido: imprensa e eleições presidenciais em 2006. Política & Sociedade, v. 6, n. 10, p.153-172, 2008.
CAÑIZALES, A. & LUGO-OCANDO, J. The media in Venezuela: the revolution was televised, but no one was really watching. In: LUGO-OCANDO, Jairo. The media in Latin America. Maidenhead: Open University Press, 2008.
DONSBACH, W. e PATTERSON, T. E. Political news journalists. In: ESSER, F., e PFETSCH, B. (Org.) Comparing political communication: theories, cases, and challenges, 2004. p. 251-270.
DOS SANTOS, M. A. A Rede de Oposição Radical no Facebook: cartografia e apontamentos sobre os haters políticos. Revista de Estudos da Comunicação (Impresso), v. 15, p. 309-324, 2014.
GEIGER, Abigail. For many voters, it’s not which presidential candidate they’re for but which they’re against. Pew Research Center. Disponível em: <http://www.pewresearch.org/fact-tank/2016/09/02/for-many-voters-its-not-whichpresidential-
candidate-theyre-for-but-which-theyre-against/>. Acesso em: 4
nov. 2016.
GOMES, Wilson. Transformações da política na era da comunicação
de massa. São Paulo: Paulus, 2004.
HALLIN, D e MANCINI, P. Comparing Media Systems. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 2004.
HALLIN, D. e MANCINI, P (Org.) Comparing Media Systems Beyond the Western World, Cambridge University Press, 2011.
HANITZSCH, T., HANUSCH, F., MELLADO, C., ANIKINA, M., BERGANZA, R., CANGOZ, I., ... e KEE WANG YUEN, E.. Mapping journalism cultures across nations: A comparative study of 18 countries. Journalism Studies, v. 12, n. 3, p. 273-293, 2011.
KSIAZEK, T. B., MALTHOUSE, E. C., e WEBSTER, J. G. News-seekers and avoiders: Exploring patterns of total news consumption across media and the relationship to civic participation. Journal of Broadcasting & Electronic Media, v. 54, n. 4, p. 551-568, 2010.
LIMA, Venício A. de Lima [org]. A mídia das eleições 2006. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2007.
LYCARIÃO, D. e MAIA, R.C.M. A COP-15 sob holofotes mediáticos: modos e níveis de intervenção política do jornalismo no sistema de mídia brasileiro Ecompós, v. 18, n. 1, p. 1-17, 2015.
MAGALHÃES, E. A blogosfera progressista ampliada: categorização dos blogueiros de esquerda e sua organização no Facebook. In: ANPOCS – 40º Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais, Caxambu, 2016. Papers 40º Encontro, p.1-24, 2016.
MAGALHÃES, E. e ALBUQUERQUE, A. Jornalistas sem jornal: a blogosfera progressista no Brasil. In: COMPÓS - XXIII Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 2014, Belém. Anais... Belém: Universidade Federal do Pará, 2014.
MAIA, R. C. M. Mediated deliberation and dilemmas of consolidating democracy in Brazil: the 2005 referendum for banning firearm Sales. International Journal of Press & Politics, v. 14, p. 313-334, 2009.
MARCHI, R. With Facebook, Blogs, and Fake News, teens reject journalistic “objectivity”. Journal of Communication Inquiry. Sage, n. 36, v. 3, p. 246-262, 2012.
MAUERSBERGER, C. To be prepared when the time has come: Argentina’s new media regulation and the social movement for democratizing broadcasting. Media, Culture & Society, v. 34, n. 5, p. 588-605, 2012.
MELLADO, C. e HUMANES, M. L. The Use of Objective and Analytical Reporting as a Method of Professional Work A Cross-Longitudinal Study of Chilean Political Coverage. The International Journal of Press/Politics, v. 20, n. 1, p. 67-84, 2015.
MIGUEL, L. F. A descoberta da política: a campanha de 2002 na Rede Globo. In: RUBIM, A. A. (Org.) Eleições presidenciais em 2002 no Brasil, 2004. p. 91-105.
MIOLA, E. Sistema deliberativo: tensões entre interesses públicos e privados. Tese (Doutorado em Comunicação Social), 2012. UFMG, Programa de Pós-graduação em comunicação Social, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2012.
NIE, N. H., MILLER III, D. W., GOLDE, S., BUTLER, D. M. e WINNEG, K. The world wide web and the US political news market. American Journal of Political Science, v. 54, n. 2, p. 428-439, 2010.
PEW, RESEARCH CENTER. In: Changing News Landscape, Even Television is Vulnerable, 2012, p. 1-85. Disponível em: http://assets.pewresearch.org/wp-content/uploads/sites/5/legacydf/2012%20News%20Consumption%20Report.pdf. Acesso em: 31 out. 2017.
PEW, RESEARCH CENTER. Political Polarization & Media Habits: from Fox New to Facebook, how liberal and conservatives keep up with politics, 2014a, p.01-74. Disponível em: <http://www.journalism.org/files/2014/10/Political-Polarization-and-Media-Habits-FINAL-REPORT-11-10-14-2.pdf>. Acesso em: 20
mar. 2015.
_____. Political Polarization in the American Public, 2014b, p. 1-123. Disponível em: <http://www.people-press.org/files/2014/06/6-12-2014-Political-Polarization-
Release.pdf >. Acesso em: 20 mar. 2015.
_____. The Modern News Consumer News attitudes and practices in the digital era, 2016, p. 1-18. Disponível em: <http://assets.pewresearch.org/wpcontent/uploads/sites/13/2016/07/07104931/PJ_2016.07.07_Modern-News-Consumer_FINAL.pdf>. Acesso em: 1 nov. 2017.
_____. Trump, Clinton Voters Divided in Their Main Source for Election News, 2017a, p. 1-18. Disponível em: <http://assets.pewresearch.org/wp-content/uploads/sites/13/2017/01/17160025/PJ_2017.01.18_Election-News-Sources_FINAL.pdf >. Acesso em: 1 nov. 2017.
_____. Network News Fact Sheet, 2017b. Disponível em: <http://www.journalism.org/fact-sheet/network-news/>. Acesso em: 1 nov. 2017.
PATTERSON, T. E. News Coverage of the 2016 General Election: How the Press Failed the Voters. HKS Working Paper No. RWP16-052, 2016. Disponível em: SSRN: https://ssrn.com/abstract=2884837 ou http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.2884837.
PORTO, M. Framing controversies: television and the 2002 presidential election in Brazil. Political Communication, v. 24, n. 1, p. 19-36, 2007a.
PORTO, M. TV news and political change in Brazil: the impact of democratization on TV Globo’s journalism. Journalism, v. 8, n. 4, p. 381-402, 2007b.
PRIOR, M. Media and political polarization. Annual Review of Political Science, v. 16, p. 101-127, 2013.
RUBIM, A. C e COLLING, L. Cobertura jornalística e eleições presidenciais de 2006 no Brasil. Política & Sociedade, Florianópolis, v. 10, p. 173-193, 2007.
STRÖMBÄCK, J., DJERF-PIERRE, M. e SHEHATA, A. The dynamics of political interest and news media consumption: A longitudinal perspective. International Journal of Public Opinion Research, v. 25, n. 4, p. 414-435, 2013.
STROUD, Natalie Jomini. Niche News: the politics of news choice. New York: Oxford University Press, 2011.
VAN DIJK, TEUN A. How Globo media manipulated the impeachment of Brazilian President Dilma Rousseff. Discourse & Communication, v. 11, n. 2, p. 199-229, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.