Ensino de Inglês na rede pública brasileira

Perspectiva histórico-curricular e implicações sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.40507

Palavras-chave:

Educação pública, Ensino de Língua Inglesa, Currículo

Resumo

Partindo do imaginário coletivo de que a escola pública não é o lugar de um ensino eficiente da Língua Inglesa, este trabalho objetiva abordar os caminhos curriculares percorridos por tal idioma como disciplina na educação pública brasileira, traçando uma linha temporal dentro do arcabouço histórico-normativo, desde quando passou a ser ensinada formalmente aos brasileiros até a atualidade. Com base nas pesquisas bibliográfica e documental de caráter qualitativo, além de referencial teórico ancorado na área de ensino de Língua Inglesa, foram analisados documentos da época do Brasil Imperial e do Brasil República, antes e depois do advento das Leis de Diretrizes e Bases. Ao fim, entende-se que a intermitência entre a eletividade e a obrigatoriedade no texto legal/normativo pode levar ao entendimento geral de que a educação pública não assegura o ensino efetivo de Inglês.

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Biografia do Autor

Karine Soares de Souza Silva, Instituto Federal Fluminense (IFF), Campos dos Goytacazes, RJ, Brasil.

Mestra em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)/ Instituto Federal Fluminense (IFFluminense), em Campos dos Goytacazes, RJ, Brasil.

Thiago Soares de Oliveira, Instituto Federal Fluminense (IFF), Campos dos Goytacazes, RJ, Brasil.

Doutor em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), em Campos, RJ, Brasil. Pós-doutorado em Letras pela Universidade da Beira Interior, em Covilhã, Portugal.

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Publicado

2022-03-09

Como Citar

Silva, K. S. de S., & Oliveira, T. S. de. (2022). Ensino de Inglês na rede pública brasileira: Perspectiva histórico-curricular e implicações sociais. Educação Por Escrito, 13(1), e40507. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.40507

Edição

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Artigos