(Auto)produção na profissão docente: olhares a partir dos portfólios de aprendizagem do estágio
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.1.32358Palavras-chave:
Autopoiese. Estágio em docência. Portfólios de aprendizagem.Resumo
Considerando a profissão docente uma construção permanente, dar visibilidade aos movimentos de autoprodução dos estagiários do curso de pedagogia em relação a profissão, por meio dos portfólios de aprendizagem do estágio, pode ser um exercício interessante, por compreender que as narrativas e/ou escritos dos aprendentes da docência são expressões de suas vivências, logo de suas construções e reconstruções de si e da profissão. Este texto discute o que consideramos autoprodução docente nos escritos de portfólios de aprendizagem no contexto do estágio em docência em um curso de pedagogia a partir da teoria da autopoiese. Nesse percurso, abordamos as contribuições da teoria de autopoiese e do estudo das narrativas de formação para pensar a constituição de uma identidade docente sempre em processo. Concluiu-se na análise dos portfólios que esse movimento de escrita estimula o processo de autoprodução do profissional docente.
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