Os aspectos sociodemográficos de evasão e abandono escolar no ensino público do semiárido nordestino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.43544

Palavras-chave:

education, school dropout, school abandonment, sociodemographic

Resumo

Para refletir a evasão e o abandono escolar, faz-se necessário discutir não apenas o viés da qualidade do ensino e das estruturas físicas dos espaços educacionais, mas é importante considerar os determinantes internos (desenvolvimento psíquico) e externos (socioeconômico) que permeiam a vida dos educandos. O estudo apresentado versa sobre uma pesquisa documental, de abordagem quantitativa, tendo por objetivo analisar os aspectos sociodemográficos do abandono e da evasão escolar na rede pública de ensino do município de José da Penha, Rio Grande do Norte (RN), semiárido nordestino. Os resultados aqui encontrados, além de dialogar com a literatura, apontam que, embora tenham diminuído no período em análise, a evasão e o abandono escolar ainda se mostram elevados, principalmente entre os alunos do sexo masculino, sendo a evasão mais frequente que o abandono e com maior índice entre os alunos advindos de espaços rurais e espaços urbanos periféricos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gianne Alves Costa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Pau dos Ferros, RN, Brasil.

Mestre em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), em Pau dos Ferros, RN, Brasil; graduado em Serviço Social, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), em Mossoró, RN, Brasil.

Jenifer Thais Dantas Lima, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Pau dos Ferros, RN, Brasil.

Mestre em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), em Pau dos Ferros, RN, Brasil; graduada em Enfermagem, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) em Caicó, RN, Brasil.

Simone Cabral Marinho dos Santos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Pau dos Ferros, RN, Brasil.

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal, RN, Brasil; mestre em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em Campina Grande, PB, Brasil. Professora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Avançado de Pau dos Ferros (CAPF), em Pau dos Ferros, RN, Brasil.

Referências

BATISTA, S. D.; SOUZA, A. M.; OLIVEIRA, J. M. S. A evasão escolar no ensino médio: um estudo de caso. Revista Profissão Docente, Uberaba, v. 9, n.19, p. 70-94, 2009. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3759. Acesso em: 8 jan. 2020.

BRAVO, R. S. Técnicas de investigação social: teoria e ejercicios. 7. ed. Madrid: Paraninfo, 1991.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB. Brasília: Ministério da Educação, 1996.

BRASIL. Decreto nº 9.396, de 30 de maio de 2018. Altera o Decreto nº 5.209, de 17 de setembro de 2004, e o Decreto nº 7.492, de 2 de junho de 2011, para reajustar valores referenciais de caracterização das situações de pobreza e de extrema pobreza e os de benefícios do Programa Bolsa Família. Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário: Brasília, 2018.

BRASIL. Censo Brasileiro de 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2012.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP. Indicadores de Fluxo Escolar da Educação Básica. Brasília/DF: Diretoria de Estatísticas Educacionais (DEED), 2017.

CARMO, J. A. G.; SILVA, S. M. A. Evasão escolar e vulnerabilidade social: aspectos da realidade sócio-educacional a partir de estudos no Colégio Estadual Professor Anderson Rangel (Fazenda Rio Grande – PR) nos anos de 2016 e 2017. Caderno PDE, [S. l.], v. 1, p. 2-22, 2016. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_artigo_hist_ufpr_joseantoniogoncalvesdocarmo.pdf. Acesso em: 20 jan. 2020.

FILHO, R. B. S.; ARAÚJO, R. M. L. Evasão e abandono escolar na educação básica no Brasil: fatores, causas e possíveis consequências. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 8, n. 1, p. 35-48, 2017. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/24527/15729. Acesso em: 9 jan. 2020.

FORNARI, L. T. Reflexões acerca da reprovação e evasão escolar e os determinantes do capital. Revista Espaço Pedagógico, Porto Alegre, v. 17, n. 1, p. 112-124, 2010. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/2027/1260. Acesso em: 2 fev. 2020.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1991.

INSPER. Políticas Públicas para redução do abandono e evasão escolar de jovens. In: Instituto Airton Senna. São Paulo, 2017. Disponível em: https://www.insper.edu.br/wp-content/uploads/2018/09/Poli%CC%81ticas-pu%CC%81blicas-para-a-educ%CC%A7a%CC%83o-do-abandono-e-evasa%CC%83o-escolar-de-jovens.pdf. Acesso em: 2 fev. 2020.

ÚNIOR, S. C. T. Cidades e centralidades na Amazônia: dos diferentes ordenamentos territoriais ao processo de urbanização difusa. Revista Cidades, [S. l.], v. 12, n. 21, p. 305-334, 2015. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/cidades/article/view/11945/7650. Acesso em: 20 jan. 2020.

KRÖNING, I. S.; SILVA, M. A. O fracasso escolar sob um olhar de gênero: compreendendo trajetórias escolares de meninas e mulheres a partir de uma epistemologia feminista. In: SEMINÁRIO CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE, DO III SEMINÁRIO INTERNACIONAL CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE 7.; LUSO-BRASILEIRO EDUCAÇÃO EM SEXUALIDADE, GÊNERO, SAÚDE E SUSTENTABILIDADE, 3.,2018, Rio Grande. Anais [...]. Rio Grande: Ed. da FURG, 2018.

MOREIRA, L. K. R.; DE SOUZA, M. DE F. M.; CASTRO, R. C. A. DE M. A evasão escolar nos cursos técnicos subsequentes do Instituto Federal do Pará campus Altamira. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 12, n. 1, e38462, 16 set. 2021. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/38462. Acesso em: 20 jan. 2020.

NATEL, M. C.; TARCIA, R. M. L.; SIGULEM, D. A Aprendizagem Humana: cada pessoa com seu estilo. Rev. Psicopedagogia, [S. l.], v. 30, n. 92, p. 142-8, 2013. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862013000200008. Acesso em: 3 fev. 2020.

RUMBERGER, R. W. Why students drop out of school. In: ORFIELD, G. (ed.). Dropouts in America: Confronting the graduation rate crisis. Cambridge: Harvard Education Press, 2006. p. 131-155.

ROCHA, S. M. da. Compromisso com a inclusão escolar. In: Centro de Apoio das Promotorias da Infância e da Juventude do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS). Rio Grande do Sul, jun. 2016. Disponível em: www. mp.rs.gov.br/cao. Acesso em: 8 fev. 2020.

SILVA, F. C. Evasão Escolar na EJA nas escolas da rede municipal de Assu/RN: contextos de uma realidade pedagógica e curricular. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DA CÁTEDRA UNESCO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, 2010, João Pessoa. Anais [...]. João Pessoa: UNESCO, 2010. p. 22-34.

SILVA, M. J. D. da. As causas da evasão escolar: estudo de caso de uma escola pública de Ensino Fundamental no município de Acará – PA. Revista de Geografia e Interdisciplinaridade (InterEspaço), [S. l.], v. 2, n. 6, p. 367-378, 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.18764/2446-6549/interespaco.v2n6p367-378. Acesso em: 2 fev. 2020.

SOUSA, A. A.; SOUSA, T. P.; QUEIROZ, M. P.; SILVA, É. S. L. Evasão escolar no ensino médio: velhos ou novos dilemas? Vértices, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 25-36, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.5935/1809-2667.20110002. Acesso em: 2 fev. 2020.

Downloads

Publicado

2022-11-23

Como Citar

Costa, G. A., Lima, J. T. D., & Santos, S. C. M. dos. (2022). Os aspectos sociodemográficos de evasão e abandono escolar no ensino público do semiárido nordestino. Educação Por Escrito, 13(1), e43544. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.43544

Edição

Seção

Artigos