Exercícios que fazem pensar a formação a partir de experiências de exclusão e inclusão na escola

Entre narrativas, complexidade e conversas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.39504

Palavras-chave:

formação do professor, inclusão, exclusão, complexidade, conversa

Resumo

Escrevemos um artigo sobre o que pode uma disciplina de Educação e Diversidade em um curso de Pedagogia de uma Universidade Pública em meio aos problemas contemporâneos da formação para educar com as diferenças. Utilizamos a metodologia da conversa (SAMPAIO; RIBEIRO; SOUZA, 2018) com base nas anotações de seus últimos três anos de exercício, narrativas escritas que a compuseram, em especial, aquelas que se produziam no primeiro dia de aula, isto é, em um memorial sobre as experiências de exclusão/inclusão que os alunos e alunas tenham vivido e/ou observado e, a partir delas, realizamos uma roda de conversas. Nosso objetivo se constituiu em problematizar como as concepções de exclusão/inclusão vêm sendo construídas nas experiências dos alunos e alunas que chegam à Universidade no curso de Pedagogia conforme suas histórias de vidaconhecimento. Nos pautamos no referencial teórico do pensamento complexo (MORIN, 2003a, 2003b, 2007a) para tecer, junto com as memórias dos estudantes da disciplina, como as marcas de inclusão e exclusão que vêm constituindo seus percursos formativos dizem sobre a composição social, cultural e histórica da humanidade e, também, são marcas decisivas nas práticas pedagógicas inclusivas ou excludentes que irão compor os gestos de professor. O que nos passa, não passa em nossa frente, não passa por nós, mas nos atravessa.

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Biografia do Autor

Luciana Pacheco Marques, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, MG, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), em Campinas, SP, Brasil; mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, no Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Professora da Universidade Federal de Juiz de Fora, em Juiz de Fora, MG, Brasil.

Alan Wilian de Jesus, Secretaria Municipal de Educação de Juiz de Fora (SME/JF), Juiz de Fora, MG, Brasil.

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Juiz de Fora, MG, Brasil. Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Juiz de Fora, MG, Brasil. Coordenador Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de Juiz de Fora (SME/JF), em Juiz de Fora, MG, Brasil.

Cristiane Elvira de Assis Oliveira, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, MG, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Juiz de Fora, MG, Brasil; mestre em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Juiz de Fora, MG, Brasil. Pedagoga do Instituto Federal SUDESTE MG, campus JF, em Juiz de Fora, MG, Brasil.

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Publicado

2022-11-23

Como Citar

Marques, L. P., Jesus, A. W. de, & Oliveira, C. E. de A. (2022). Exercícios que fazem pensar a formação a partir de experiências de exclusão e inclusão na escola: Entre narrativas, complexidade e conversas. Educação Por Escrito, 13(1), e39504. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.39504

Edição

Seção

Artigos