Relações entre a motivação escolar e o hábito de leitura entre alunos de ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2023.1.43241Palavras-chave:
motivação escolar, aprendizagem, leitura, ensino médioResumo
Reconhecendo a motivação escolar como um fator importante no âmbito educacional, este artigo tem o objetivo de analisar a relação entre esse fenômeno e a leitura no ensino médio. Como estratégia de coleta de dados da pesquisa, foram aplicados uma escala de avaliação da motivação escolar para aprender, desenvolvida por Neves e Boruchovitch (2007), e um questionário sobre leitura, que foi desenvolvido pelos pesquisadores. Participaram da pesquisa duas turmas de terceiro ano do ensino médio de um colégio estadual localizado no município de Campos dos Goytacazes - RJ. Os dados quantitativos coletados foram tabulados e organizados em quadros para facilitar a exposição. Os resultados da escala e do questionário foram relacionados e analisados a fim de verificar a relação entre a motivação escolar para a aprendizagem e os hábitos de leitura dos alunos no ensino médio. Todo esse caminho confirmou, devido compatibilidade entre os resultados da escala e do questionário aplicados, a veracidade da hipótese de que alunos motivados intrinsecamente pela aprendizagem tendem a ter melhores hábitos de leitura.
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