Relações entre a motivação escolar e o hábito de leitura entre alunos de ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2023.1.43241

Palavras-chave:

motivação escolar, aprendizagem, leitura, ensino médio

Resumo

Reconhecendo a motivação escolar como um fator importante no âmbito educacional, este artigo tem o objetivo de analisar a relação entre esse fenômeno e a leitura no ensino médio. Como estratégia de coleta de dados da pesquisa, foram aplicados uma escala de avaliação da motivação escolar para aprender, desenvolvida por Neves e Boruchovitch (2007), e um questionário sobre leitura, que foi desenvolvido pelos pesquisadores. Participaram da pesquisa duas turmas de terceiro ano do ensino médio de um colégio estadual localizado no município de Campos dos Goytacazes - RJ. Os dados quantitativos coletados foram tabulados e organizados em quadros para facilitar a exposição. Os resultados da escala e do questionário foram relacionados e analisados a fim de verificar a relação entre a motivação escolar para a aprendizagem e os hábitos de leitura dos alunos no ensino médio. Todo esse caminho confirmou, devido compatibilidade entre os resultados da escala e do questionário aplicados, a veracidade da hipótese de que alunos motivados intrinsecamente pela aprendizagem tendem a ter melhores hábitos de leitura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafaela Vieira Costa, Instituto Federal Fluminense (IFF), Campos dos Goytacazes, RJ, Brasil.

Licenciada em Letras – Português e Literaturas pelo Instituto Federal Fluminense (IFFluminense), em Campos dos Goytacazes, RJ, Brasil.

Jonis Manhães Sales Felippe, Instituto Federal Fluminense (IFF), Campos dos Goytacazes, RJ, Brasil.

Doutor em Políticas Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), em Campos dos Goytacazes, RJ, Brasil. Professor do Instituto Federal Fluminense (IFFluminense), em Campos dos Goytacazes, RJ, Brasil.

Referências

AZZI, Roberta Gurgel; POLYDORO, Soely Aparecida Jorge. O papel da autoeficácia e autorregulação no processo motivacional. In: BORUCHOVITCH, Evely;

BZUNECK, José Aloyseo; GUIMARÃES, Sueli Édi Rufini (org.). Motivação para aprender: aplicações no contexto educativo. Petrópolis: Vozes, 2010. p. 126-144.

BORUCHOVITCH, Evely; BZUNECK, José Aloyseo (org.). A motivação do aluno: contribuições da psicologia contemporânea. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

BORUCHOVITCH, Evely; BZUNECK, José Aloyseo; GUIMARÃES, Sueli Édi Rufini (org.). Motivação para aprender: aplicações no contexto educativo. Petrópolis: Vozes, 2010.

BZUNECK, José Aloyseo; GUIMARÃES, Sueli Édi Rufini. A promoção da autonomia como estratégia motivacional na escola: uma análise teórica e empírica. In: BORUCHOVITCH, Evely; BZUNECK, José Aloyseo; GUIMARÃES, Sueli Édi Rufini (org.). Motivação para aprender: aplicações no contexto educativo. Petrópolis: Vozes, 2010. p. 43-70.

COSTA, Renata Pires Bastos; LIMA, Maria Celina Peixoto; PINHEIRO, Clara Virgínia de Queiroz. Os impasses da educação na adolescência contemporânea. Boletim de Psicologia, São Paulo, v. 60, n. 132, p. 97-106, 2010.

DECI, Edward. L.; RYAN, Richard. M. Intrinsic motivation and self-determination in human behavior. New York: Plenum. 1985. DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-4899-2271-7

FAILLA, Zaora (org.). Retratos da Leitura no Brasil 5. Rio de Janeiro: Sextante, 2021.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23. ed. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.

GUIMARÃES, Sueli Édi Rufini; BORUCHOVITCH, Evely. O estilo motivacional do professor e a motivação intrínseca dos estudantes: Uma perspectiva da Teoria da Autodeterminação. Psicologia: Reflexão e Crítica, Campinas, v. 17, n. 2, p. 143-150, 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-79722004000200002

LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. A formação da leitura no Brasil. São Paulo: Ática, 2011.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2013.

LOURENÇO, Abílio Afonso; PAIVA, Maria Olímpia Almeida de. A motivação escolar e o processo de aprendizagem. Ciências e Cognição, Porto, v. 15, n. 2, p. 132-141, ago. 2010.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MARTINELLI, Selma de Cássia; BARTHOLOMEU, Daniel. Escala de Motivação Acadêmica: Uma Medida de Motivação Extrínseca e Intrínseca. Avaliação Psicológica, Campinas, v. 6, n. 1, p. 21-31, 2007.

MARTINELLI, Selma de Cássia. Um estudo sobre desempenho escolar e motivação de crianças. Educar em Revista, [S. l.], n. 53, p. 201-216, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.27122

MARTINS, Maria Helena. O que é leitura? São Paulo: Brasiliense, 2006. (Coleção Primeiros Passos; 74).

NEVES, Edna Rosa Correia; BORUCHOVITCH, Evely. Escala de avaliação da motivação para aprender de alunos do Ensino Fundamental (EMA). Psicologia: Reflexão e Crítica, Campinas, v. 20, n. 3, p. 406-413, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-79722007000300008

SCHWARTZ, Suzana. Motivação para ensinar e aprender: teoria e prática. Petrópolis: Vozes, 2014.

SOARES, Tufi Machado et al. Fatores associados ao abandono escolar no ensino médio público de Minas Gerais. Educação e pesquisa, São Paulo, v. 41, n. 3, p. 757-772, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-9702201507138589

VALLE, Jéssica Elena; WILLIAMS, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque. Engajamento escolar: revisão de literatura abrangendo relação professor-aluno e bullying. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 37, p. 1-13, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/0102.3772e37310

WITER, Porto Geraldina. Motivação e Leitura. In: BORUCHOVITCH, Evely; BZUNECK, José Aloyseo; GUIMARÃES, Sueli Édi Rufini (org.). Motivação para aprender: aplicações no contexto educativo. Petrópolis: Vozes, 2010. p. 169-192.

Downloads

Publicado

2023-05-08

Como Citar

Vieira Costa, R., & Manhães Sales Felippe, J. (2023). Relações entre a motivação escolar e o hábito de leitura entre alunos de ensino médio. Educação Por Escrito, 14(1), e43241. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2023.1.43241

Edição

Seção

Artigos