Documentos pedagógicos no âmbito da escola de educação básica

Palavras-chave: Projeto Político Pedagógico, Regimento Escolar, Gestão Democrática

Resumo

O presente artigo teve como objetivo analisar dois dos documentos pedagógicos considerados mais importantes para as Escolas de Educação Básica: o Projeto Político Pedagógico e o Regimento Escolar. Procurou-se compreender a importância desses documentos, assim como os responsáveis pela sua elaboração. Pautando-se nas leis e resoluções e em autores como Veiga (1998, 2001, 2007), Libâneo (2012) e Vasconcelos (2002, 2004), pode-se afirmar que uma educação de qualidade começa pela elaboração colaborativa desses documentos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que investigou os professores e diretores de um município goiano para entender o processo de elaboração desses documentos. Os dados apontam para uma contradição entre as respostas dos diretores e dos professores, além de alertar para a falta de envolvimento e participação de alguns professores em algumas instituições nessa elaboração, mesmo que isso esteja estabelecido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

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Biografia do Autor

Lívia Maria Rassi Cerce, Universidade Católica de Brasília (UCB), Brasília, DF, Brasil.

Mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB), em Brasília, DF, Brasil. Doutoranda em Educação na mesma instituição.

Eduardo Arthur Neves Bandeira, Universidade Católica de Brasília (UCB), Brasília, DF, Brasil.

Mestrando em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB), em Brasília, DF, Brasil. 

Valdivina Alves Ferreira, Universidade Católica de Brasília (UCB), Brasília, DF, Brasil.

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), GO, Brasil. Docente no Programa de Pós-graduação da Universidade Católica de Brasília (UCB), Brasília, DF, Brasil.

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Publicado
2022-08-24
Como Citar
Cerce, L. M. R., Bandeira, E. A. N., & Ferreira, V. A. (2022). Documentos pedagógicos no âmbito da escola de educação básica. Educação Por Escrito, 13(1), e39458. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.39458