(Auto)produção na profissão docente: olhares a partir dos portfólios de aprendizagem do estágio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.1.32358

Palavras-chave:

Autopoiese. Estágio em docência. Portfólios de aprendizagem.

Resumo

Considerando a profissão docente uma construção permanente, dar visibilidade aos movimentos de autoprodução dos estagiários do curso de pedagogia em relação a profissão, por meio dos portfólios de aprendizagem do estágio, pode ser um exercício interessante, por compreender que as narrativas e/ou escritos dos aprendentes da docência são expressões de suas vivências, logo de suas construções e reconstruções de si e da profissão. Este texto discute o que consideramos autoprodução docente nos escritos de portfólios de aprendizagem no contexto do estágio em docência em um curso de pedagogia a partir da teoria da autopoiese. Nesse percurso, abordamos as contribuições da teoria de autopoiese e do estudo das narrativas de formação para pensar a constituição de uma identidade docente sempre em processo. Concluiu-se na análise dos portfólios que esse movimento de escrita estimula o processo de autoprodução do profissional docente.

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Biografia do Autor

Kessia Mileny de Paulo Moura, Universidade Federal do Maranhão, Centro de Ciências Sociais, São Luís, MA.

Possui graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Federal da Paraíba (2003) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2006). Doutoranda em Informatica na Educação PPGIE/UFRGS. É Professora Assistente no Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia da Universidade Federal do Maranhão, campus de Imperatriz. Tem experiência docentes nas áreas de Sociologia da Educação, Estágio Supervisionado, Avaliação da Aprendizagem, Politicas Educacionais, Informatica Aplicada a Educação e Projeto Educativo. É Coordenadora do Curso de Pedagogia do Parfor/ campus de Imperatriz.

Marie Jane Soares de Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS.

Pós-Doutorado-UNED/Madrid. (2012).Doutora em Educação/UFRGS (1999). Estágio de Doutorado na University of Toronto (1997). Mestre em Educação (1990). Graduação em Pedagogia (1982). Professora Titular do Departamento de Ensino e Currículo/Faculdade de Educação/UFRGS. Docente no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE). Participa como membro de dois grupos do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq): Inclusão Digital (UPF) e Tempo Sociedade (UFMG). Líder do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos em Tecnologias Digitais na Educação no CNPq (NETE 2013-). Coordenadora da Plataforma Cultiveduca <http://cultiveduca.ufrgs.br/>. Desenvolve dois projetos de pesquisa intitulados: Redes Sociais e Cultura da Participação no Contexto da Formação Docente e Desenvolvimento da Plataforma CultivEduca - formar o educador faz toda a diferença. Trabalha com a linha de pesquisa em: Ambientes Informatizados e Currículo a Distância, Arquiteturas Pedagógicas, Análise de Redes Sociais, Formação de Professores. É consultora na área de tecnologias digitais e formação de professores.

Renata Fischer da Silveira Kroeff, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS.

Professora no Curso de Psicologia da Faculdade IENH e na Especialização em Terapia Sistêmica Individual, Familiar e de Casal do Centro de Estudos da Família (CEFI Porto Alegre). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional (UFRGS). Mestre em Psicologia Social e Institucional (UFRGS). Especialista em Terapia Sistêmica pelo Centro de Estudos da Família e do Indivíduo (CEFI). Graduada em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e em Licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Integrante do Núcleo de Ecologias e Políticas Cognitivas e do Projeto Oficinando em Rede na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Membro do Núcleo de Estudos e Atendimento ao Luto (CORA/CEFI). Temas principais de pesquisa: cognição enativa, formação docente, processos de aprendizagem, psicologia e educação, processos de subjetivação contemporânea, tecnologias da informação e da comunicação (TICs), jogos digitais, terapia sistêmica, terapia narrativa e clínica psicológica de atendimento ao luto.

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

de Paulo Moura, K. M., Soares de Carvalho, M. J., & da Silveira Kroeff, R. F. (2019). (Auto)produção na profissão docente: olhares a partir dos portfólios de aprendizagem do estágio. Educação Por Escrito, 10(1), e32358. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.1.32358

Edição

Seção

Artigos