Os afetos e a profissão docente

Um olhar aos Enpecs

Palavras-chave: Afetividade, Profissão docente, Pensamento complexo e Ensino, Estado do conhecimento

Resumo

O presente trabalho consta de uma pesquisa bibliográfica, do tipo “Estado do Conhecimento”, cujo intuito foi mapear as pesquisas recentes no campo do ensino que abordam temáticas referentes à afetividade na constituição da humanidade do homem e de suas inferências no contexto escolar, especificamente, no exercício da profissão docente. Partimos do aparato teórico da Complexidade, de Edgar Morin, para embasar a discussão acerca da importância e da necessidade de religação entre polaridades historicamente contrapostas na cultura, na sociedade e na educação, a exemplo dos polos razão/emoção. Foram analisadas as atas dos Encontros Nacionais de Pesquisa em Educação em Ciências (Enpecs), realizados entre os anos de 2011 e 2015, os quais contaram com um somatório de 3567 trabalhos, dos quais encontramos cinco cuja temática era a afetividade na profissão docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pyerre Ramos Fernandes, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Vitória da Conquista, BA, Brasil.

Mestre em Ensino e Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), em Vitória da Conquista, BA, Brasil. Professor da Educação Básica. Pesquisador vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino e Conhecimento Científico.

Renato Pereira de Figueiredo, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Vitória da Conquista, BA, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Docente do Departamento de Ciências Naturais da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Vitória da Conquista, BA, Brasil. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino e Conhecimento Científico.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ABRAPEC). Estatuto. Bauru: 2005. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2013/10/estatuto-abrapec-registrado-no-carto%CC%81rio.pdf. Acesso em: 3 jul. 2017.

ALVES, José Moysés; PESSOA, Wilton Rabelo; RODRIGUES, Ana Maria Sgrott; SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos; SANTOS, Patrícia Feitosa; CONCEIÇÃO, Luiz Carlos Silva da. Sentidos subjetivos relacionados com a motivação dos estudantes do Clube de Ciências da Ilha de Cotijuba. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, VIII, 2011, Campinas. Anais... Campinas: ABRAPEC, 2011. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/viiienpec/resumos/R0569-1.pdf. Acesso em: 3 jul. 2017. https://doi.org/10.1590/1983-21172012140307.

ALVES, José Moysés; SILVA, Daniele Dorotéia Rocha da; MARTINS, France Frahia; PEREIRA, Gerlany de Fátima dos Santos; SANTOS, Manuella Teixeira; CAMPOS, Miguel Arcanjo de Lima. Sentidos subjetivos da docência e motivação de professores de biologia do 1º. ano do ensino médio. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, VIII, 2011, Campinas. Anais... Campinas: ABRAPEC, 2011. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/viiienpec/resumos/R0569-2.pdf. Acesso em: 3 jul. 2017.

BAPTISTA, Geilsa Costa Santos; EL-HANI, Charbel; CARVALHO, Graça S. Condições de trabalho escolar, sua influência na saúde e no desenvolvimento profissional de professores de Ciências: um estudo de caso com professores da Bahia. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, VIII, 2011, Campinas. Anais... Campinas: ABRAPEC, 2011. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/viiienpec/resumos/R0864-1.pdf. Acesso em: 3 jul. 2017.

CHASSOT, Attico. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 4ª Ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2006.

ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ENPEC), VIII, 2011, Campinas. Anais... Campinas: ABRAPEC, 2011. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/viiienpec/index.htm. Acesso em: 3 jul. 2017.

ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ENPEC), IX, 2013, Campinas. Anais... Campinas: ABRAPEC, 2011. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/ixenpec/atas/. Acesso em: 3 jul. 2017.

ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ENPEC), X, 2015, Campinas. Anais... Campinas: ABRAPEC, 2011. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/. Acesso em: Julho de 2017.

FERREIRA, Gabriela Kaiana; CUSTÓDIO, José Francisco. Influência das variáveis afetivas no envolvimento e desempenho de estudantes nas atividades de resolução de problemas de física. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, VIII, 2011, Campinas. Anais... Campinas: ABRAPEC, 2011. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/viiienpec/resumos/R1030-1.pdf. Acesso em: Julho de 2017.

FLECK, Ludwik. Gênese e desenvolvimento de um fato científico. Belo Horizonte: Fabrefactum, 2010.

FONSECA, José Luiz Saldanha da; TALIM, Sérgio Luiz. Emoções de realização e os resultados de um teste de física. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, VIII, 2011, Campinas. Anais... Campinas: ABRAPEC, 2011. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/viiienpec/resumos/R0261-1.pdf. Acesso em: 3 jul. 2017.

GOIS, Fabio Moraes; HADDAD, Hamilton. O Papel do Vínculo Emocional no Processo de Mudança Conceitual. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, IX, 2013, Águas de Lindóia. Anais... Campinas: ABRAPEC, 2013. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/ixenpec/atas/resumos/R1284-1.pdf. Acesso em: Julho de 2017.

GUIMARÃES, Cristiano Luiz; SOUZA, Marta João Francisco Silva; SOUZA, Ruberley Rodrigues de. O processo ensino-aprendizagem e as relações afetivas professor-aluno na visão de estudantes de uma escola pública. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, VIII, 2011, Campinas. Anais... Campinas: ABRAPEC, 2011. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/viiienpec/resumos/R1064-1.pdf. Acesso em: Julho de 2017.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2006.

MORIN, Edgar; CIURANA, Emílio-Roger; MOTTA, Raúl Domingo. Educar na Era Planetária: o Pensamento Complexo como método de aprendizagem no erro e na incerteza humana. São Paulo: Cortez Editora, 2003.

MOROSINI, Marília Costa; FERNANDES, Cleoni Maria Barboza. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 154-164, jul-dez 2014. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/18875. Acesso em: 5 jul. 2017. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2014.2.18875.

PESSOA, Wilton Rabelo; ALVES, José Moysés. Motivação para estudar química: configurações subjetivas de uma estudante do segundo ano do ensino médio. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, VIII, 2011, Campinas. Anais... Campinas: ABRAPEC, 2011. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/viiienpec/resumos/R0164-1.pdf. Acesso em: 3 jul. 2017.

SANTARELLI, Maria Clara Igrejas Amon; MARAMATSU, Mikiya. A importância da afetividade na experimentação em Física. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, VIII, 2011, Campinas. Anais... Campinas: ABRAPEC, 2011. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/viiienpec/resumos/R1105-2.pdf. Acesso em: 3 jul. 2017.

SANTOS, Douglas Elias; ABRANTES, Alberto; RIGOLON, Rafael Gustavo. Análise de correlação da satisfação do magistério com a presença de sintomas característicos da Síndrome de Burnout. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, VIII, 2011, Campinas. Anais... Campinas: ABRAPEC, 2011. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/viiienpec/resumos/R1298-1.pdf. Acesso em: 3 jul. 2017.

SPINOZA, Benedictus de. Ética. 3. ed. 2. reimpr. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.

Publicado
2020-11-03
Como Citar
Fernandes, P. R., & de Figueiredo, R. P. (2020). Os afetos e a profissão docente: Um olhar aos Enpecs. Educação Por Escrito, 11(2), e30602. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2020.2.30602
Seção
Artigos