Entre modulações musicais e literárias: O inverno e depois, de Luiz Antonio de Assis Brasil
DOI:
https://doi.org/10.15448/1983-4276.2018.1.33012Palavras-chave:
Literatura brasileira contemporânea, Luiz Antonio de Assis Brasil, Literatura e música, Intermidialidade, Estudos músico-literários.Resumo
O inverno e depois, romance de Luiz Antonio de Assis Brasil, exibe uma articulada reflexão acerca da música clássica e da vida de artista, assim como os desafios dos musicistas de traduzir, por meio de sua arte, os sentimentos que as palavras não expressam. À vista disso, pretende-se fazer uma leitura do romance a partir das teorias dos estudos músico-literários, evidenciando as influências do Concerto para violoncelo e orquestra, de Antonín Dvořák – peça chave do romance – na narrativa de Assis Brasil, tanto no plano estrutural, como no plano de seu conteúdo.
*** Between literary and musical modulations: O inverno e depois, by Luiz Antonio de Assis Brasil ***
O inverno e depois, a novel written by Luiz Antonio de Assis Brasil, exposes an articulated reflection on classical music and the artist’s life, as well as the challenges of the musicians to translate, through their art, the feelings that words do not express itself. In this way, we intend to make a reading of the novel from the theoretical aspects of word and music studies, revealing the influences of the Concerto for violoncello and Orchestra, by Antonín Dvořák – key factor for the novel –, in the Assis Brasil’s narrative, both in the structural plane and in the plane of its content.
Keywords: Contemporary brazilian literature; Luiz Antonio de Assis Brasil; Literature and music; Intermidiality; Musico-literary studies.
Downloads
Referências
ASSIS BRASIL, Luiz Antonio de. A margem imóvel do rio. Porto Alegre: L&PM, 2003.
______. Música Perdida. Porto Alegre: L&PM, 2006.
______. O pintor de retratos. Porto Alegre: L&PM, 2006.
______. O inverno e depois. Porto Alegre: L&PM, 2016.
______. A criação literária e música. Letras em Revista, Teresina, v. 06, n. 01, p. 8-15, jan./jun. 2015.
______. Literatura e música. In: BRITO, José Domingos de. (Org.). Música e Literatura: depoimentos célebres e bibliografia. São Paulo: Tiro de letra, 2015. p. 11-17.
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. Tradução Antônio da Costa Leal e Lídia do Valle Santos Leal. In: Os Pensadores. São Paulo: Abril, 1974.
BENNETT, Roy. Forma e estrutura na música. Tradução de Luiz Carlos Csëko. Rio de Janeiro: ZAHAR, 2007.
BIAN, Zhuojun. A Pedagogical Analysis of Dvorak’s Cello Concerto in B Minor, Op. 104. 2017. 69 f. Tese (Doutorado em Artes Musicais) – The Faculty of Graduate and Postdoctoral studies, The University of British Columbia, Vancouver, 2017.
GRUNER, Ricardo. Luiz Antonio de Assis Brasil, investigador do tempo. 2016. Entrevista. Disponível em:
http://jcrs.uol.com.br/_conteudo/2016/09/cadernos/panorama/521389-
investigador-do-tempo.html. Acesso em: 16 set. 2017.
KRISTEVA, Julia. Estrangeiros para nós mesmos.Tradução Maria Carlota C. Gomes. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.
MOSER, Walter. As relações entre as artes: por uma arqueologia da intermidialidade. Tradução da revista Aletria. Belo Horizonte: UFMG, 2006.
MOTA, Ricardo Paiva Rodrigues Bártolo. Concerto para violoncelo e orquestra em Si menor, Op. 104, de Antonín Dvořák: a obra enquanto objecto para a elaboração de um documento pedagógico. 2015. 223 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Curso de Pós-Graduação em Ensino de Música, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade
Lusíada de Lisboa, Lisboa. 2015.
MUTTER, Débora. O inverno e depois. E depois? 2017. Disponível em:
http://homoliteratus.com/o-inverno-e-depoise-depois/. Acesso em: 06 maio 2017.
OLIVEIRA, Solange Ribeiro. Literatura e música: modulações pós-coloniais. São Paulo: Perspectiva, 2002.
______ et al. Literatura e música. São Paulo: Editora Senac São Paulo/Instituto Itaú Cultural, 2003.
PELINSER, A. T.; CURY, M. Z. F. Narrativas ao Sul: viagem e música em quatro romances de Assis Brasil. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, v. 44, p. 365-387, 2014.
POMBO, Fátima. Concerto para violoncelo e orquestra em Si menor, op. 104. 2007. Disponível em:
ak/#tab=0. Acesso em: 26 ago. 2017.
SANTIAGO, Silviano. A estrutura musical no romance: o caso Érico Veríssimo. In: SANTIAGO, Silviano. Nas malhas da letra: ensaios. Rio de Janeiro: Rocco, 2002. p. 164-186.
SEROTSKY, Paul. Dvorák (1841-1904) – ’Cello Concerto. 2009. Disponível em:
http://www.musicweb-international.com/Programme_Notes/dvorak_celloconc.htm. Acesso em: 13 out. 2017.
SUPKA, Ondrej. Concerto for cello and orchestra.2013. Traduzido para o inglês por Karolina Hughes. Disponível em:
http://www.antonin-dvorak.cz/en/concerto-for-cello2. Acesso em: 07 out. 2017.
SCHER, Steven Paul. Notes Toward a Theory of Verbal Music. In: BERNHART, Walter; WOLF, Werner (Org.). Word and music studies 5. Essays on literature and music (1967-2004) by Steven Paul Scher. Amsterdam; New York, NY: Rodopi, 2004.
WOLF, Werner. Musicalized fiction and intermidiality: theoretical aspects of word and music studies. In: BERNHART, Walter; SCHER, Steven Paul; WOLF, Werner (Org.). Word and musicstudies:Defining the Field. Amsterdam; Atlanta: Rodopi, 1999. p. 37-58.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Navegações implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Navegações como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.