A revista Navegações foi criada em decorrência de projetos comuns desenvolvidos entre o PPGL da PUCRS e o CLEPUL da Universidade de Lisboa. Ela foi fundada em 2007 pelas professoras Vania Pinheiro Chaves (CLEPUL/UL) e Maria Eunice Moreira (PUCRS) com o objetivo de divulgar matéria de interesse das literaturas e culturas de língua portuguesa, tendo uma periodicidade de dois números por ano. Essa proposta desenvolveu-se nos anos de 2007 até 2018 sob a coordenação das duas editoras. Em 2019, assumiram a coordenação os professores Alva Martínez Teixeiro (UL) e Paulo Ricardo Kralik Angelini (PUCRS).

Saiba mais do CLEPUL

A revista Navegações é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Universidade de Lisboa (CLEPUL) e tem por objetivo a divulgação de trabalhos inéditos relacionados com as diversas literaturas de língua portuguesa e com as culturas dos países em que elas são produzidas. O periódico é dividido em três seções: Ensaios, Entrevistas/Documentos e Resenhas.

Saiba mais do CLEPUL

Na SEÇÃO ENSAIOS são aceitos artigos inéditos sobre Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa e Literatura Africana. Também podem ser integrados artigos que estabeleçam comparações ou aproximações entre as literaturas e culturas desses espaços.

• Literatura Brasileira: serão aceitos ensaios que tematizem obras e autores brasileiros de qualquer período ou gênero.
  • Literatura Portuguesa: serão aceitos ensaios sobre obras e autores portugueses de qualquer período ou gênero.
  • Literatura Africana: serão aceitos ensaios sobre obras e autores dos países de língua portuguesa da África e de outras antigas colônias portuguesas.

A SEÇÃO ENTREVISTAS/DOCUMENTOS inclui entrevistas realizadas com personalidades representativas da literatura e da cultura dos países lusitanos ou a eles relacionados.

Na SEÇÃO RESENHAS são aceitas contribuições cujo foco sejam livros lançados no Brasil ou em Portugal no máximo até 2 anos antes da data de envio da resenha.

Os conceitos e opiniões contidos nos trabalhos submetidos à Navegações são de responsabilidade de seus autores. Em caso de artigos resultantes de pesquisa com seres humanos, deve-se informar no corpo do trabalho o número do protocolo de aprovação da comissão de ética à qual foi submetido.

Textos submetidos passam por uma avaliação inicial formal pela equipe editorial, que pode solicitar correções e complementos. Textos que não se enquadram no escopo da Revista, que não cumpram requisitos mandatórios ou que não sejam adequados dentro do prazo serão arquivados.

Constatada a admissibilidade da submissão, são solicitados dois pareceres de pessoas especializadas na temática, que servirão de subsídio aos editores, permanecendo com estes a decisão última. A publicação de trabalhos está condicionada ao cumprimento de suas recomendações. Na avaliação são levados em conta a originalidade do tratamento do tema, a consistência e o rigor da abordagem, sua contribuição e a linha temática da revista.

sistema de revisão é duplo-cego: os nomes dos pareceristas permanecerão em sigilo, omitindo-se também os nomes dos autores perante os pareceristas.

Dos avaliadores espera-se que sejam objetivos em sua avaliação. Havendo algum conflito de interesse ou dificuldade em formular um juízo sem influência significativa de fatores externos, devem contatar os editores. Espera-se que indiquem literatura relevante, caso não tenha sido acolhida no texto.

O texto e demais informações disponibilizadas no processo de avaliação devem ser tratados com sigilo e não podem ser utilizados para outra finalidade.

Semestral

Ao submeter o manuscrito, os autores garantem que o trabalho não foi previamente publicado nem está sendo analisado por outra revista. Não são aceitáveis cópias literais de trechos já publicados, a não ser em casos excepcionais, na forma de citação. Ilustrações e gráficos de outras fontes devem ser creditados ou acompanhados de permissão de seus titulares de direitos autorais, se aplicável.

Política anti-plágio

Recomenda-se que a Equipe Editorial da revista use o software Turnitin; Se uma similaridade superior a 30% for detectada, a equipe da revista entrará em contato com o autor para esclarecimentos, cabendo à Equipe Editorial e ao Editor da revista decidir se deve ou não rejeitar o manuscrito.

Periodicidade

Semestral

Dados de catalogação

Ficha catalográfica elaborada pelo Setor de Tratamento da Informação da Biblioteca Central da PUCRS.

• Área principal: Letras/Linguística
  • Qualis: B1