Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O texto segue os requisitos de formatação da revista segundo as "Diretrizes para Autores", encontradas na seção "Submissões".

Diretrizes para Autores

A revista adota a normal de referência atualizada da ABNT (ABNT– Regras Gerais).

O autor deverá manter atualizado o seu perfil cadastral e, para fins de submissão de novo texto, preencher de forma completa os itens de informação abaixo indicados em “Condições para Submissão”.

Opcionalmente, os autores podem indicar no final do artigo:

  • agradecimentos a agências de financiamento e/ou instituições;
  • minicurrículo: formação acadêmica e profissional.

Figuras e tabelas devem ter seu lugar indicado no texto e ser enviadas em arquivo à parte, com identificação de programa e versão.

As informações bibliográficas estão corretas e de acordo com a norma adotada pelo periódico.

A contribuição deve ser original e inédita, e não estar sendo avaliada para publicação por outra revista; não sendo o caso, justificar em “Comentários ao editor” ao submeter o texto no portal.

A publicação de trabalhos está condicionada à aprovação por pareceristas. São levados em conta a originalidade do tratamento do tema, a consistência e o rigor da abordagem, sua contribuição para a linha temática. Os nomes dos pareceristas permanecerão em sigilo, omitindo-se também os nomes dos autores perante os pareceristas.

O envio espontâneo de artigos e a posterior aceitação para publicação implicam, automaticamente, a cessão dos direitos da primeira publicação para a Revista. Os direitos autorais intelectuais permanecem com o autor. Eventual reprodução posterior, por qualquer meio, poderá ser feita somente mediante entendimento prévio entre a Revista e o autor e com a devida citação da fonte.

Os conceitos emitidos nos trabalhos são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial.

Dossiê

Na seção Dossiê são aceitos artigos com afinidade temática determinada pelos editores. Os dossiês não têm publicação periódica.

Características da Seção:

  • Os textos submetidos devem abordar questões de acordo com a temática escolhida.
  • Para demais informações editoriais, ler as diretrizes de publicação de artigos.

Artigos

Na seção Artigos são aceitos artigos inéditos sobre Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa e Literaturas Africanas em Língua Portuguesa. Também podem ser integrados artigos que estabeleçam comparações ou aproximações entre as literaturas e culturas desses espaços.

Características da Seção:

  • São aceitos artigos em língua portuguesa, língua inglesa e língua espanhola.
  • São aceitos textos com no mínimo 15 e no máximo 20 páginas.
  • Os textos devem estar formatados em Times New Roman ou Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 (exceto para citações com mais de quatro linhas). Os autores devem seguir as normas previstas pela ABNT.
  • Os autores devem obrigatoriamente possuir cadastro no Orcid.
  • Serão aceitos artigos de pesquisadores doutores, doutorandos, mestres e mestrandos. Só serão aceitos artigos de autores em nível de graduação e graduandos em coautoria com professores doutores. Apenas devem ser referidos como autores do texto os pesquisadores que tenham contribuído significativamente para a elaboração do artigo/entrevista/resenha.
  • O texto deve obrigatoriamente conter título, resumos e palavras-chave nas línguas indicadas pelo periódico: português, inglês e espanhol.
  • Se o texto for originalmente em língua estrangeira, deverá conter resumos e palavras-chave em português e nas línguas da interface da revista.
  • A contribuição deve ser original e inédita. Não deve estar sob avaliação para publicação por outra revista.
  • O arquivo submetido à avaliação não deve ter identificação de autoria. A identificação será incluída após o aceite do artigo.
  • A publicação de trabalhos está condicionada à aprovação às cegas, por pareceristas ad hoc. O texto somente é aprovado para publicação caso obtenha dois pareceres favoráveis. Os artigos com aprovação condicionada a correções deverão ser revisados pelo autor para a publicação.
  • O envio espontâneo de artigos e a posterior aceitação para publicação implicam, automaticamente, a cessão dos direitos da primeira publicação para a Revista. Os direitos autorais intelectuais permanecem com o autor. Eventual reprodução posterior, por qualquer meio, poderá ser feita somente mediante entendimento prévio entre a Revista e o autor e com a devida citação da fonte.
  • Uma vez aprovado, o texto integrará um dos próximos números da revista, mas não necessariamente a edição seguinte. No caso de artigos resultantes de pesquisas realizadas com financiamento público ou privado, os autores devem fornecer no texto todas as informações sobre o apoio financeiro recebido.
  • O autor deverá manter atualizado o seu perfil cadastral, em especial o seu email de contato. Toda a comunicação com a equipe editorial ocorre através desse email cadastrado.
  • Figuras e tabelas devem ter seu lugar indicado no texto e ser enviadas em arquivo à parte, com identificação de programa e versão.
  • Os conceitos emitidos nos trabalhos são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial. Todos os autores são obrigados a fornecer retratações ou correções em caso de deteção de algum problema, erro ou inexatidão no seu texto.

Resenhas

Na seção Resenhas são aceitas contribuições cujo foco sejam obras literárias e teóricas ou outras produções artísticas lançadas no Brasil, em Portugal ou em países africanos de expressão portuguesa.

Características da Seção:

  • São aceitas resenhas com no mínimo 3 e no máximo 8 páginas.
  • A obra ou produção artística em questão deve ter sido lançada no máximo dois antes da submissão.
  • São aceitas resenhas em língua portuguesa, língua inglesa e língua espanhola.
  • Os autores devem obrigatoriamente possuir cadastro no Orcid.

Entrevista

A seção Entrevistas inclui entrevistas realizadas com personalidades representativas da literatura e da cultura do Brasil, de Portugal e dos países africanos de expressão portuguesa.

  • São aceitas entrevistas com no mínimo 5 e no máximo 10 páginas.
  •  A entrevista deve ter sido realizada no máximo um ano antes da submissão.
  • 3São aceitos entrevistas em língua portuguesa, língua inglesa e língua espanhola.
  •  Os autores devem obrigatoriamente possuir cadastro no Orcid.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.