O lugar da memória em Lygia Fagundes Telles
DOI:
https://doi.org/10.15448/1983-4276.2017.1.28360Palavras-chave:
Escrita feminina, Memória, InvençãoResumo
Ler os livros de não-ficção de escritores identificados com a literatura de ficção permite compreender melhor os mecanismos de criação literária e o estabelecimento de vozes autorais. Escritora central da literatura brasileira contemporânea, Lygia Fagundes Telles teve, nas últimas décadas, publicada em livro uma grande quantidade de textos dispersos que tratam, entre outros
assuntos, do papel da memória em narrativas de invenção. O presente artigo busca identificar, a partir destes títulos, uma teoria da memória ficcional para entender como se constituiu uma das escritas de expressão feminina mais importantes do país. Tais textos não são molduras de uma obra, mas alicerces de uma estética e de uma ética narrativa que deu visibilidade a todo um universo humano.
********************************************************************
Memory place in Lygia Fagundes Telles
Abstract: Reading non-fiction books of authors identified with literary fiction allows us to better comprehend the mechanisms of literary creation and the establishment of authorial voices. Major writer in contemporary Brazilian literature, Lygia Fagundes Telles had, in the last decades, published in books a large amount of dispersed texts that talk, among other subjects, about the role of memory in inventiveness narratives. The present article seeks to identify,
from those titles, a theory of fictional memory to undestand how one of the most important feminine expression writings in the country was formed. Such texts are not a work’s frame, but foundations of an esthetic and of an ethic narrative that gave visibility to a whole humane universe.
Keywords: Feminine writing; Memory; Inventiveness
Downloads
Referências
ALVAREZ, A. A voz do escritor. Tradução de Luiz Antônio de Aguiar. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006. p. 133.
BENJAMIN, Walter. Ensaios reunidos: escritos sobre Goethe. Tradução de Mônica Krausz Bornebush, Irene Aron e Sidney Camargo. São Paulo: Editora 34, 2009.
CANDIDO, Antonio. Ficção e confissão: ensaios sobre Graciliano Ramos. 4. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2012.
SARAMAGO, José. Diários de Lanzarote II. São Paulo: Companhia das Letras, 1999. p. 117.
SARLO, Beatriz. Tempo passado: cultura de memória e guinada subjetiva. Tradução de Rosa Freire d’Aguiar. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
TELLES, Lygia Fagundes. A disciplina do amor: fragmentos. Rio de Janeiro: Rocco, 1998, p. 14.
TELLES, Lygia Fagundes. Conspiração de nuvens. Org. Suênio Campos de Lucena. Rio de Janeiro: Rocco, 2007. p. 95.
TELLES, Lygia Fagundes. Durante aquele estranho chá: perdidos e achados. Org. de Suênio Campos de Lucena. Rio de Janeiro: Rocco, 2002. p. 38.
TELLES, Lygia Fagundes. Invenção e memória. Rio de Janeiro: Rocco, 2000. p. 9.
TELLES, Lygia Fagundes. Passaporte para a China: crônicas de viagem. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Navegações implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Navegações como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.