Impasses no modernismo drummondiano

Uma revisão do conceito de nação em um conjunto de poemas de Carlos Drummond de Andrade

Autores

  • Mariane Pereira Rocha Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, RS, Brasil; Instituto Sul-Rio-grandense (IFSul), Bagé, RS, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-0126-8063
  • Ariane Avila Neto de Farias Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande, RS, Brasil; Instituto Federal Farroupilha (IFFAR), Frederico Westphalen, RS, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-9828-7980
  • Ânderson Martins Pereira Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil; Instituto Federal Farroupilha (IFFAR), Alegrete, RS, Brasil. http://orcid.org/0000-0003-2667-8891

DOI:

https://doi.org/10.15448/1983-4276.2021.1.37603

Palavras-chave:

Carlos Drummond de Andrade, Nação, Modernismo

Resumo

Essa pesquisa visa entender o conceito de nação na poesia de Carlos Drummond de Andrade, principalmente na década de 1930, quando o poeta era fortemente influenciado pelo movimento modernista — conhecido pela sua valorização àquilo que era nacional. Para isso, analisamos os poemas: “Também já fui brasileiro” e “Europa, França e Bahia” de Alguma poesia (1930), a partir das questões sobre nação e nacionalismo levantadas por Benedict Anderson (2008). Além disso, em um segundo nível de análise, buscar-se-á entender a relação que o poeta determina entre o global e o local, considerando as reflexões estabelecidas por Stuart Hall (2014). Para tanto, selecionamos os poemas “Cidadezinha qualquer”, também de Alguma poesia (1930), e “Confidência do Itabirano” de Sentimento do mundo (1940). A partir destas análises, evidenciam-se algumas contradições no eu-lírico drummondiano que, frequentemente, parece não ser capaz de se identificar nem com seu país, nem com os demais lugares; refletindo sempre um desencontro com seu tempo, característica que conforme lembramos, é uma das marcas da poesia do poeta mineiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariane Pereira Rocha, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, RS, Brasil; Instituto Sul-Rio-grandense (IFSul), Bagé, RS, Brasil.

Mestra em Letras pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em Pelotas, RS, Brasil; professora do Instituto Federal Sul-Riograndense (IFSul), em Bagé, RS, Brasil.

Ariane Avila Neto de Farias, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande, RS, Brasil; Instituto Federal Farroupilha (IFFAR), Frederico Westphalen, RS, Brasil.

Mestra em Letras pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em Pelotas, RS, Brasil; professora do Instituto Federal Farroupilha (IFFAR), em Frederico Westphalen, RS, Brasil.

Ânderson Martins Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil; Instituto Federal Farroupilha (IFFAR), Alegrete, RS, Brasil.

Mestre em Letras pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em Pelotas, RS, Brasil; professora do Instituto Federal Farroupilha (IFFAR), em Alegrete, RS, Brasil.

Referências

ANDRADE, Carlos Drummond de. Poesia completa. Rio de janeiro: Nova fronteira, 2007.

ANDRADE, Carlos Drummond de; ANDRADE, Mário de. Carlos & Mário: correspondência completa (prefácio e notas de Silviano Santiago). Rio de Janeiro: Bem-Te-Vi, 2002.

ANDERSON, Benedict. Comunidades Imaginadas: reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo. São Paulo: Companhia das letras, 2008.

BERND, Zilá. Literatura e Identidade nacional. Porto Alegre: Editora UFRGS 1992. (Síntese Universitária)

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: Lamparina, 2014.

MARQUES, Ivan. O país dos Andrades e o Brasil Profundo. Cerrados (UnB), Brasília, v. 17, p. 93-110, 2008.

RENAN, Ernest. O que é uma nação. Revista Aulas, v. 1, p. 1-21, 2008. Tradução de Glaydson José da Silva. Disponível em: www.unicamp.br/aulas/volume01/ernest. Acesso em: 6 abr. 2020.

SANT’ANNA, Afonso Romano de. Introdução ao gauche. In: CHAVES, Flávio. (org.) Leituras de Drummond. Caxias do Sul: EDUCS, 2002. p. 19-34.

SANTIAGO, Silviano. Introdução à leitura dos poemas de CDA. In: ANDRADE, Carlos Drummond de. Poesia completa. Rio de janeiro: Nova fronteira, 2007. p. 4-41.

SÜSSEKIND, Flora. Curva curva curva: estratégia narrativa e forma poética em Drummond. In: SÜSSEKIND, Flora. Poesia Sempre. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, 2004. p. 39-73.

WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (org.) et al. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 9. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. p. 9-72.

Downloads

Publicado

2021-08-18

Como Citar

Rocha, M. P., de Farias, A. A. N., & Pereira, Ânderson M. (2021). Impasses no modernismo drummondiano: Uma revisão do conceito de nação em um conjunto de poemas de Carlos Drummond de Andrade. Navegações, 14(1), e37603. https://doi.org/10.15448/1983-4276.2021.1.37603

Edição

Seção

Ensaios