João Vêncio: performances de um eu amoroso que se transfigura em outros eus
DOI:
https://doi.org/10.15448/1983-4276.2018.1.33021Palavras-chave:
Amores, Enunciação, Narrador, Subjetividades.Resumo
Neste artigo apresentamos uma análise de como as interações estabelecidas pelos sujeitos textuais do/no romance João Véncio: os seus amores, de Luandino Vieira, permitem que sejam flagradas emergências de subjetividades do eu/narrador, entendido como figura performática que, através de mascaramentos, transfigura-se em outros “eus” nas relações estabelecidas com seus vários amores. Para tanto, foi realizada uma breve reflexão teórica acerca da figura do narrador (BOOTH, 1980; MOREIRA, 2005) em diálogo com alguns pontos da teoria da enunciação, focalizando a subjetividade que emerge do processo de interação verbal previsto pela enunciação (BENVENISTE, 2006; BAKHTIN, 1988). Desse modo, a linha argumentativa do artigo busca uma associação entre movimentos de narratividade e o processo enunciativo do romance em análise, evidenciando como a enunciação prevê, em sua realização, a construção do narrador, entendido como sujeito textual que se desdobra na cadeia enunciativa do romance.
*** João Véncio: performances by a loving self who is transformed into other selves ***
In this paper, we analyze how the interactions established by textual subjects from/ in the novel João Véncio: os seus amores, by Luandino Vieira, allow us to perceive emergences of narrator’s subjectivities, that is understood as a performative figure that through its masking, transforms itself into other “selves” by its relationships with its multiple loves. Therefore we have done a brief theoretical reflection about narrator’s figure (BOOTH, 1980; MOREIRA, 2005) in dialogue with some points of the theory of enunciation, focusing on the subjectivity that emerges from verbal interaction process presupposed by enunciation (BENVENISTE, 2006; BAKHTIN, 1988). Thus, this paper seeks an association between narrative movements and the enunciation process of the novel in focus in order to evidence how enunciation presupposes, in its achievement the construction of the narrator, that is understood as a textual subject that is unfoldden in the enunciation chain of the novel.
Keywords: Loves; Enunciation; Narrator; Subjectivities.
Downloads
Referências
AGAMBEN, Giorgio. O autor como gesto. In: Profanações. Tradução Selvino José Assmann. São Paulo: Boitempo, 2007. p. 55-63.
BAKHTIN, Mikhail. Língua, Fala e Enunciação. In: BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. Tradução Michel Lahud e Yara F. Vieira. 13. ed. São Paulo: Hucitec, 2009. p. 93-113.
______. A interação verbal. In: BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. Tradução Michel Lahud e Yara F. Vieira. 13. ed. São Paulo: Hucitec, 2009. p. 114-132.
BAKHTIN, Mikhail. O plurilingüismo no romance. In: Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. São Paulo: HUCITEC, 1988. p.107-133.
BENJAMIM, W. O narrador – considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: Magia e técnica, arte e política. Tradução de Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1987. p. 197-221.
BENVENISTE, Émile. A linguagem e a experiência humana. In: Problemas de linguística geral II. Tradução Eduardo Guimarães. 2. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2006. p. 68-80.
______. O aparelho formal da enunciação. In: Problemas de linguística geral II. Tradução Eduardo Guimarães. 2. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2006. p. 81-90.
BOOTH, W. A retórica da ficção. Tradução Maria Teresa H. Guerreiro Lisboa. 1. ed. Lisboa: Arcádia, 1980. p. 167-181.
CANDIDO, Antônio. O estudo analítico do poema. São Paulo: Humanitas Publicações/FFLCH/USP, 1996.
MOREIRA, Terezinha Taborda. Contar e cantar. In: O vão da voz: a metamorfose do narrador na ficção moçambicana. Belo Horizonte: Edições Horta Grande, 2005. p. 156-166.
PINHEIRO, Layss Helena Teodoro. João Vêncio: os seus amores: escritura neopicaresca e angolanidade. 110 f. Tese (Doutorado em Letras) – Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, São Paulo, 2003.
VIEIRA, José Luandino. João Vêncio: os seus amores. Lisboa: Edições 70, 1987.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Navegações implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Navegações como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.