O ensaio como estratégia de leitura, pesquisa e escrita
DOI:
https://doi.org/10.15448/1983-4276.2017.2.29787Keywords:
Ensaio, Gênero textual, Leitura, Pesquisa, EscritaAbstract
Este artigo discute uso do gênero textual ensaio aos estudantes de Ensino Médio (EM) e estudantes de graduação em língua portuguesa. Este gênero textual, além de exigir autoria, também requer bagagem cultural, obtida através da leitura e pesquisa. No EM, as produções trataram temas de interesse para os adolescentes (linguagem da internet e questões culturais do estado em que moram) e na universidade, questões pertinentes à qualificação do professor de língua portuguesa. Nós tentamos usar estratégias que evitem a gramaticalização do gênero textual, como vamos mostrar no relato das experiências com estudantes de 2ª e 3ª séries do EM e com alunos de graduação em disciplinas do terceiro e quinto semestres, identificadas aqui respectivamente como DI e DII. Este artigo está organizado em duas seções. Na primeira, vamos discutir brevemente as contribuições teóricas para o conceito do gênero textual ensaio, uma vez que estamos preocupados com a reflexão sobre as práticas de escrita motivadas pela necessidade de um ponto de vista claro sobre o tema. Na segunda parte, apresentamos o relato de experiências em dois níveis diferentes de ensino – EM e universidade – que tinham um objetivo geral comum, mas diferentes objetivos específicos. Nas considerações finais, tentaremos analisar os resultados obtidos com essas experiências.
********************************************************************
The essay as strategy of reading, research and writing
Abstract: This paper discusses the use of the essay by High School and undergraduate students of Portuguese language. This textual genre, besides demanding a clear authorship, also requires cultural knowledge, obtained through reading and research. In HS, the texts dealt with topics of interest to teenagers (Internet language and cultural issues in the state where they live). At university, the themes were pertinent to the qualification of teachers of Portuguese language. We tried to use strategies that avoid the grammaticalization of the textual genre, as we are going to show in the report of the experiences with 2nd and 3rd grade students of HS and with third and fifth semester undergraduate students, identified here respectively as DI and DII. This article is organized in two sections. In the first one, we are going to briefly discuss the theoretical contributions to the concept of the essay as a textual genre, since we are concerned here about reflecting on the writing practices motivated by the need for a clear point of view on the matter. In the second part, we present the report of experiences at two different levels of teaching – HS and university – which had a common general objective, but different specific objectives. In the final considerations, we will try to analyze the results obtained with such experiences.
Keywords: Essay; Textual genre; Reading; Research; Writing
Downloads
References
ANTUNES, I. Análise de textos: fundamentos e práticas. São Paulo: Parábola, 2010.
BONINI, A. A relação entre prática social e gênero textual: questão de pesquisa e ensino. Veredas, UFJF, v. 11, n. 2, p. 1-21, 2007.
CUNHA, A. F. Funcionalismo. In: MARTELOTTA, M. E. (Org.). Manual de linguística. São Paulo: Contexto, 2010.
FIORIN, J. L. Introdução à linguística. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2008.
FRANCHI, C. Mas o que é mesmo gramática? São Paulo: Cortez, 2006.
KOCH, I.; ELIAS, V. M. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2010.
ILARI, R.; BASSO, R. O português da gente: a língua que estudamos a língua que falamos. São Paulo: Contexto, 2007.
LAGO JR., S. O ofício do ensaísta. Logos – Comunicação e Universidade, Rio de Janeiro, v. 7, n. 13, p. 5-9, 2º sem. 1990.
MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.
MARTELOTTA, M. E. (Org.). Manual de linguística. São Paulo: Contexto, 2010.
MENEGHETTI, F. K. O que é um ensaio-teórico? RAC – Revista de Administração Contemporânea, p. 320-332, mar.- abr. 2011.
MORENO, C.; GUEDES, P. C. Curso básico de redação. São Paulo: Ática, 2004.
MOTTA-ROTH, D. O ensino de produção textual com base em atividades sociais e gêneros textuais. Linguagem em (Dis)curso, v. 6, n. 3, p. 495-518, 2010.
PAULIUKONIS, M. A. Texto e contexto. In: VIEIRA, S. R. V.; BRANDÃO, S. F. Ensino de gramática: descrição e uso. São Paulo: Contexto, 2007.
ROUSSEAU, J. J. Ensaio sobre a origem das línguas. Tradução Fulvia M. L. Moretto. 2. ed. Campinas: Editora UNICAMP, 2003.
SILVA. A. M. M. Manual de Funcionamento e Estrutura da Língua Portuguesa II (apostila). Porto Alegre: Faculdade de Letras, PUCRS, 2016.
SIMÕES, D. M. P. Metodologia do ensino da gramática sob bases semióticas. Linguagem & Ensino, v. 2, n. 1, p. 107-122, 1999.
TRAVAGLIA, L. C. Gramática e Interação. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1997.
VIEIRA, S. R. V.; BRANDÃO, S. F. Ensino de gramática: descrição e uso. São Paulo: Contexto, 2007.
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ. Produção acadêmico- científica [recurso eletrônico]: a pesquisa e o ensaio. Itajaí: [Universidade do Vale do Itajaí]. 133 fl. il. (Cadernos de ensino – Formação continuada. Ensino Superior – ano 7, n. 9, 2011).
POSSENTI, S. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas: Mercado de Letras, 1996.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright
The submission of originals to Navegações implies the transfer by the authors of the right for publication. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication. If the authors wish to include the same data into another publication, they must cite Navegações as the site of original publication.
Creative Commons License
Except where otherwise specified, material published in this journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International license, which allows unrestricted use, distribution and reproduction in any medium, provided the original publication is correctly cited.