Impasses no modernismo drummondiano

Uma revisão do conceito de nação em um conjunto de poemas de Carlos Drummond de Andrade

  • Mariane Pereira Rocha Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, RS, Brasil; Instituto Sul-Rio-grandense (IFSul), Bagé, RS, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-0126-8063
  • Ariane Avila Neto de Farias Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande, RS, Brasil; Instituto Federal Farroupilha (IFFAR), Frederico Westphalen, RS, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-9828-7980
  • Ânderson Martins Pereira Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil; Instituto Federal Farroupilha (IFFAR), Alegrete, RS, Brasil. http://orcid.org/0000-0003-2667-8891
Palavras-chave: Carlos Drummond de Andrade, Nação, Modernismo

Resumo

Essa pesquisa visa entender o conceito de nação na poesia de Carlos Drummond de Andrade, principalmente na década de 1930, quando o poeta era fortemente influenciado pelo movimento modernista — conhecido pela sua valorização àquilo que era nacional. Para isso, analisamos os poemas: “Também já fui brasileiro” e “Europa, França e Bahia” de Alguma poesia (1930), a partir das questões sobre nação e nacionalismo levantadas por Benedict Anderson (2008). Além disso, em um segundo nível de análise, buscar-se-á entender a relação que o poeta determina entre o global e o local, considerando as reflexões estabelecidas por Stuart Hall (2014). Para tanto, selecionamos os poemas “Cidadezinha qualquer”, também de Alguma poesia (1930), e “Confidência do Itabirano” de Sentimento do mundo (1940). A partir destas análises, evidenciam-se algumas contradições no eu-lírico drummondiano que, frequentemente, parece não ser capaz de se identificar nem com seu país, nem com os demais lugares; refletindo sempre um desencontro com seu tempo, característica que conforme lembramos, é uma das marcas da poesia do poeta mineiro.

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Biografia do Autor

Mariane Pereira Rocha, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, RS, Brasil; Instituto Sul-Rio-grandense (IFSul), Bagé, RS, Brasil.

Mestra em Letras pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em Pelotas, RS, Brasil; professora do Instituto Federal Sul-Riograndense (IFSul), em Bagé, RS, Brasil.

Ariane Avila Neto de Farias, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande, RS, Brasil; Instituto Federal Farroupilha (IFFAR), Frederico Westphalen, RS, Brasil.

Mestra em Letras pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em Pelotas, RS, Brasil; professora do Instituto Federal Farroupilha (IFFAR), em Frederico Westphalen, RS, Brasil.

Ânderson Martins Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil; Instituto Federal Farroupilha (IFFAR), Alegrete, RS, Brasil.

Mestre em Letras pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em Pelotas, RS, Brasil; professora do Instituto Federal Farroupilha (IFFAR), em Alegrete, RS, Brasil.

Referências

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Publicado
2021-08-18
Como Citar
Rocha, M. P., de Farias, A. A. N., & Pereira, Ânderson M. (2021). Impasses no modernismo drummondiano: Uma revisão do conceito de nação em um conjunto de poemas de Carlos Drummond de Andrade. Navegações, 14(1), e37603. https://doi.org/10.15448/1983-4276.2021.1.37603
Seção
Ensaios