Recursos educacionais multimidiáticos para o estímulo à leitura na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-4301.2016.2.23569Palabras clave:
Recursos educacionais, Leitura, Desenvolvimento Infantil, Multiletramento.Resumen
Este artigo analisa recursos educacionais para a leitura na educação infantil disponibilizados em uma plataforma governamental, seguindo a tendência de olhar a primeira infância como a base do desenvolvimento humano (MARCO LEGAL PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA, 2013). Defende, a partir de abordagens cognitivas do desenvolvimento, que o uso de recursos educacionais multimidiáticos para essa fase requer atenção especial, sobretudo quanto à adequação dessas ferramentas às necessidades cognitivas e linguísticas na infância. Defende, igualmente, que o uso de ferramentas mais próximas à realidade das crianças pode funcionar como incentivo à leitura, promover o multiletramento (ROJO e MOURA, 2012), e, dessa forma, agir como fator de proteção para dificuldades de leitura presentes na educação básica. A análise qualitativa baseou-se em três categorias: (i) objetivos do recurso; (ii) adequação do recurso à fase de desenvolvimento linguístico e cognitivo da criança; e (iii) adequação do recurso à pedagogia do multiletramento. Conclui que há uma carência de variedade de recursos educacionais disponibilizados, com predomínio de uma mídia em detrimento de outras, e um empobrecimento na qualidade desses recursos. Com isso, outras fontes para o trabalho com a linguagem na educação infantil são sugeridas.
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