Um elo entre letramento digital e o ensino de inglês para a formação de leitores brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-4301.2016.2.23497Palabras clave:
Formação de Professores de Inglês, Leitura e Literatura, Letramento Crítico Digital.Resumen
Este artigo apresenta uma experiência realizada com o objetivo de enriquecer a formação de professores de inglês, de modo que eles interagissem de forma mais contundente na formação de leitores, propiciando condições significativas à aprendizagem. O trabalho foi proposto através de um projeto específico, denominado Projeto Literamento nas Aulas de Inglês (PLAI), inserido no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID Letras/Inglês e aplicado em turmas do Ensino Fundamental em uma escola da Rede Estadual de Ensino do Paraná. A metodologia adotada privilegiou a integração dos estudos do Letramento Crítico, do Letramento Digital, da Literatura e das Abordagens Discursivas para o ensino de Línguas Estrangeiras. Os resultados demonstraram que esta composição metodológica multifacetada proporcionou a construção de atividades inovadoras nas aulas de inglês e promoveu o interesse e a motivação da aprendizagem, favorecendo a inserção de todos os participantes do projeto no mundo dos letramentos. Os dados revelaram ainda que o uso de tecnologias e da literatura nas aulas de inglês favoreceu o processo de formação de leitores. Contudo, para o desafio do letramento dos sujeitos é necessário investir na formação inicial e continuada de professores nas universidades em todas as áreas do conhecimento. O programa PIBID pode ser o local propício para junção destes esforços.
Descargas
Citas
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Pontes, 2003.
BLOOM, Harold. How to read and why. New York: Touchstone, 2001.
BRASIL, Secretaria da educação básica. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília, 2006. 239 p. (Orientações curriculares para o ensino médio, 1).
BRITO, Glaucia da Silva. Educação e novas tecnologias: um re-pensar. 2. ed. Curitiba: Ibpex, 2008.
BURGESS, Antony. A literatura inglesa. Tradução de Duda Machado. 2. ed. São Paulo: Ática, 2006.
CANI, Josiane Brunetti. Letramento digital: competências e habilidades para navegação em rede. Universidade, EAD e Software Livre. 2015. Lab SEMIOTEC/FALE/UFMG. Disponível em: <http://ueadsl.textolivre.pro.br/2015.1/papers/upload/54.pdf>. Acesso
em: 14 fev. 2016.
CRYSTAL, David. English as a global language. New York: Cambrige University Press, 2013.
DIAS, Reinildes. A incorporação de estratégias ao ensino aprendizagem de leitura em inglês como língua estrangeira. In: PAIVA, V. L. O de. M. (Org.). Ensino de língua inglesa: reflexões e experiências. 3. ed. Campinas, SP: Pontes, 2005.
EL KADRI, Michele. Inglês como língua franca: atitudes de formadores de professores. In: GIMENEZ, Telma (Org.) et al. Inglês como língua franca: ensino, aprendizagem e formação de professores. Campinas, SP: Pontes, 2011. p. 163-192.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. Em três artigos que se completam. 37. ed. São Paulo: Cortez, 1992.
FREITAS, Maria T. Letramento digital e formação de professores. Educação em Revista. Belo Horizonte, v. 26, n. 3, p. 335-352, dez. 2010.
FOCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Edições Loyola, 1996.
JENKINS, Jennifer. English as a língua franca. University of Southampton, JACET 47th. Anual convention, Waseda University, 11-13 Sept. 2008.
JORDÃO, Clarissa Menezes de. As Lentes do Discurso. Letramento e criticidade no mundo digital, Campinas, v. 46, n. 1, p. 19-29, jan.-jun. 2007.
KLEIMAN, Ângela. O conceito de letramento e suas implicações para a alfabetização. Projeto Letramento Temático do Professor. Unicamp. 2016. Disponível em: <http://www.letramento.iel.unicamp.br/publicacoes/artigos/Letramento_AngelaKleiman.pdf>. Acesso em: 11 jul. 2016.
LAZER, Gillian. Literature and language teaching. A guide for teachers and trainers. Cambridge University Press, Cambridge, UK, 2005.
MACHADO, Maristela Gonçalves Sousa. Do texto literário ao texto fílmico: uma reflexão sobre a formação de leitores autônomos. In: NICOLAIDES, C. et al. O desenvolvimento da autonomia no ambiente de aprendizagem de línguas estrangeiras. Fórum internacional de línguas estrangeiras. Pelotas: UFPEL: UCPEL, 2003.
MARTINEZ, Juliana Zeggio. Uma leitura sobre concepções de linguagem e educação profissional de professores de língua inglesa. 2007. 154f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-graduação em Letras, Universidade Federal do Paraná, 2007.
MEURER, José Luiz. Gêneros textuais na análise crítica de Fairglough. In: MEURER, J. L.; BONINI, A.; MOTTA-ROTH , D. (Eds.). Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola Editorial, 2005. p. 81-106.
PALLU, Nelza Mara. Literatura inglesa: uma abordagem integrada ao ensino de inglês. In: JORNADA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS, 15., 2012, Marechal Cândido Rondon.
______. Que inglês utilizamos e ensinamos? Reinterpretações de professores de inglês sobre o processo de ensino e aprendizagem do inglês contemporâneo. 2013. 242f. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal do Paraná, 2013.
PARANÁ, Secretaria de Estado da Educação Básica do Paraná. Diretrizes Curriculares da Educação Básica: língua estrangeira moderna. Curitiba, 2008.
PIMENTA, Sônia Maria de Oliveira. Os efeitos de distanciamento na leitura crítica de textos. In: NICOLAIDES, C. et al. O desenvolvimento da autonomia no ambiente de aprendizagem de línguas estrangeiras. Fórum internacional de línguas estrangeiras. Pelotas: UFPEL/UCPEL, 2003.
SANTAELLA, Lúcia. Da cultura das mídias à cibercultura: o advento do pós-humano. Revista FAMECOS, Porto Alegre, n. 22, p. 23-32, dez. 2003.
SILVA, Monica Ribeiro da; COLONTONIO, Eloise Médice. As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e as proposições sobre trabalho, ciência, tecnologia e cultura: reflexões necessárias. Revista Brasileira de Educação, v. 19, n. 58 jul.-set. 2014.
SOUZA, Lynn Mario Trindade Menezes de. O professor de inglês e os letramentos no século XXI: métodos ou ética? In: JORDÃO, Clarissa Menezes (Orgs.). Formação “desformatada”: práticas de professores de língua inglesa. Novas perspectivas em linguística aplicada. Campinas, SP: Pontes, 2011. Vol. 15.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais
La sumisión de originales para la Letrônica implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Letrônica como el medio de la publicación original.
Licença Creative Commons
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.