O guessing game e o texto literário

Palavras-chave: Leitura, Processamento, Cognição, Guessing game, Adivinhação

Resumo

O presente artigo tem como objetivo, através da leitura e análise de um participante, exemplificar como o jogo cognitivo de adivinhação, originalmente guessing game, de Goodman (1976), pode ser apresentado de forma concreta. Para este artigo, utilizou-se o conto O Homem da Favela, de Manuel Lobato, que apresenta uma narrativa que exige do leitor compreensão e atenção aos fatos narrados. O artigo está organizado de forma a apresentar a fundamentação teórica relacionado à leitura e à compreensão. Na sequência, é demonstrado por meio da leitura de um leitor, um caminho possível para o percurso de compreensão, estabelecendo conexões entre os traços linguísticos do texto e seus conhecimentos prévios. Por último, apresentam-se as considerações finais sobre a procedimento da leitura à luz da teoria utilizada.

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Biografia do Autor

Brendom da Cunha Lussani, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Santa Cruz do Sul, RS, Brasil

Mestre em Linguística pela Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil; doutorando em Letras, na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), em Santa Cruz do Sul, RS, Brasil; professor de Língua Portuguesa da Rede Pública Estadual do Rio Grande do Sul, em Santa Clara do Sul, RS, Brasil.

Roberta Silveira Carvalho, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Mestra em Linguística pela Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil; professora de Língua Portuguesa da Rede Pública Estadual do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, RS, Brasil.

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Publicado
2021-06-18
Como Citar
Lussani, B. da C., & Carvalho, R. S. . (2021). O guessing game e o texto literário. Letrônica, 14(2), e38744. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2021.2.38744