Revistas

  • BELT - Brazilian English Language Teaching Journal

    A BELT – Brazilian English Language Teaching Journal, instituída em 2010, é uma revista científica do Programa de Pós-Graduação em Letras da Escola de Humanidades da PUCRS. Editada semestralmente em plataforma eletrônica (ISSN 2178-3640), com fluxo contínuo de submissão e com avaliação Qualis/Capes B2 na área principal. O escopo primário da revista é publicar textos relativos à área de Letras, abordando Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa e Portuguesa como línguas adicionais. Com publicações de artigos originais, resenhas de artigos, entrevistas e atividades didáticas, aceitas nos idiomas português e inglês, balizados pelas normas bibliográficas atualizadas da APA.

  • Caderno Marista de Educação

    O Caderno Marista de Educação, instituído em 2005, no formato impresso, é um periódico científico da Gerência Educacional e está vinculado ao Curso de Pedagogia da Escola de Humanidades da PUCRS. É editada semestralmente em plataforma eletrônica [ISSN 1677-9576], sob a direção da Edipucrs, com fluxo contínuo de publicação. Tem como principal foco promover a discussão de temáticas relacionadas à Educação Básica, a saber: formação de professores, currículo, aprendizagem, gestão escolar, tecnologias, inclusão, metodologias e políticas educacionais, bem como outras temáticas que envolvam a educação básica. Os trabalhos aceitos nos idiomas português e espanhol, balizados pelas normas bibliográficas atualizadas da ABNT.

  • Civitas - Revista de Ciências Sociais

    Civitas: Revista de Ciências Sociais é um periódico quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da PUCRS, editado sob a direção da Edipucrs. A Revista publica artigos inéditos em Ciências Sociais que contribuam para o aprimoramento teórico, metodológico e/ou empírico da área.

  • Conversas & Controvérsias

    Conversas e Controvérsias é um periódico semestral do curso de graduação e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da PUCRS, editado sob a direção da Edipucrs. Voltada para a produção científica discente, a revista publica artigos inéditos em Ciências Sociais de autoria de graduandos que contribuam para o aprimoramento teórico, metodológico e/ou empírico da área.

  • Educação

    A Revista Educação, instituída em 1978, é uma revista científica do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da Escola de Humanidades da PUCRS. É editada quadrimestralmente em plataforma eletrônica (ISSN 1981-2582/0101-465X) com fluxo contínuo de submissão e com avaliação Qualis/Capes A2 na área principal. O escopo primário da revista é veicular textos relativos à área da Educação, sendo publicados artigos originais, resenhas de artigos, relatos de casos e entrevistas, aceitos nos idiomas português, espanhol e inglês, balizados pelas normas bibliográficas atualizadas da APA.

  • Educação Por Escrito

    A revista Educação por Escrito, instituída em 2010, é a revista científica discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCRS. É editada semestralmente, com eventuais edições especiais, em plataforma eletrônica (e-ISSN 2179-8435), com fluxo contínuo de submissão e com avaliação Qualis/Capes B1 na área principal. O escopo primário da revista é publicar textos relativos à área de Educação. São publicados artigos originais, resenhas de artigos, relatos de casos, relatos de experiências e entrevistas, aceitos nos idiomas português e inglês e balizados pelas normas bibliográficas atualizadas da ABNT.

  • Estudos Ibero-Americanos

    A revista Estudos Ibero-Americanos (EIA), instituída em 1975, é a revista científica oficial do Programa de Pós-Graduação em História da Escola de Humanidades da PUCRS. É editada quadrimestralmente em plataforma eletrônica (ISSN 1980-864X), sob a direção da Edipucrs, com fluxo contínuo de submissão e avaliação Qualis/Capes A2 (2013-2016) na área principal. O escopo primário da revista é publicar textos relativos à área de História, mas a publicação também aceita contribuições relevantes de outras áreas das Ciências Humanas, como Filosofia, Ciências Sociais e História da Educação. São publicados artigos originais, resenhas de artigos e entrevistas, aceitos nos idiomas português, espanhol e inglês, balizados pelas normas bibliográficas atualizadas da ABNT.

  • Intuitio

    A Intuitio, instituída em 2008, é a revista científica discente do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Escola de Humanidades da PUCRS. É editada semestralmente em plataforma eletrônica (ISSN 1983-4012) com fluxo contínuo de submissão e com avaliação Qualis/Capes B4 na área principal. O escopo primário da revista é publicar textos relativos à área de Filosofia, abordando como principais temáticas Ética e Filosofia Política, bem como Metafísica e Epistemologia. São publicados artigos originais, resenhas de artigos, teses, traduções, arguições e réplicas, aceitos nos idiomas português, espanhol, francês e inglês, balizados pelas normas bibliográficas atualizadas da ABNT.

  • Letras de Hoje

    A Letras de Hoje, instituída em 1967, é uma revista científica do Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS. É editada trimestralmente em plataforma eletrônica (e-ISSN 1984-7726) com fluxo contínuo de submissão e com avaliação Qualis/Capes B1 na área principal. O escopo primário da revista é publicar textos relativos às áreas de Linguística, Teoria da Literatura, Literatura e Língua Portuguesa. São publicados artigos originais, resenhas de artigos, entrevistas e criação literária, aceitos nos idiomas português, espanhol e inglês, balizados pelas normas bibliográficas atualizadas da ABNT.

  • Letrônica

    Letrônica, instituída em 2008, é uma revista científica do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da PUCRS. Editada em volume anual, com quatro números temáticos, em plataforma eletrônica (e-ISSN 1984-4301), tem avaliação Qualis/Capes B1 na área principal. Seu escopo primário é publicar artigos originais, entrevistas e resenhas de livros acadêmicos relativos às áreas de Linguística e Literatura e suas interfaces, nos idiomas português, espanhol, inglês e francês, balizados pelas normas bibliográficas atualizadas da ABNT.

  • Navegações

    A Navegações: Revista de Cultura e Literaturas de Língua Portuguesa, instituída em 2007, é uma revista científica do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Escola de Humanidades da PUCRS. É editada semestralmente em plataforma eletrônica (e-ISSN 1983-4276), com fluxo contínuo de submissão e com avaliação Qualis/Capes B1 na área principal. Seu escopo primário é publicar textos relativos à área de Literatura de Língua Portuguesa, sendo publicados artigos originais, entrevistas, resenhas, aceitos nos idiomas português, espanhol e inglês, balizados pelas normas bibliográficas atualizadas da ABNT.

  • Oficina do Historiador

    A Oficina do Historiador, instituída em 2009, é a revista discente do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Escola de Humanidades da PUCRS. É editada semestralmente em plataforma eletrônica (e-ISSN: 2178-3748), sob a direção da Edipucrs, com fluxo contínuo de publicação e avaliação Qualis/Capes B3 na área principal. Seu escopo primário é publicar textos originais relativos à área de História, estando aberta também para contribuições relevantes de outras áreas das Ciências Humanas, produzidos por pesquisadoras/es graduadas/os e pós-graduadas/os, na forma de artigos, resenhas de livros e entrevistas, aceitos nos idiomas português, espanhol e inglês, balizados pelas normas bibliográficas atualizadas da ABNT.

  • PAJAR - Pan-American Journal of Aging Research

    A PAJAR (Pan-American Journal of Aging Research), instituída em 2013, é uma revista científica do Instituto de Geriatria e Gerontologia e do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica da Escola de Medicina da PUCRS. É editada em plataforma eletrônica, com open-access (e-ISSN 2357-9641), fluxo contínuo de publicação e avaliação Qualis/Capes B3 na área de Educação Física; B4 na área de Direito e na área Interdisciplinar; e B5 nas áreas de Saúde Coletiva, Medicina II e Sociologia; e C na área de Ciências Biológicas II. O escopo primário da revista é veicular textos inéditos relativos às áreas de Gerontologia e envelhecimento humano, sendo publicados artigos originais, artigos de revisão a convite da equipe editorial e editoriais, aceitos nos idiomas português, espanhol e inglês, balizados pelas normas bibliográficas atualizadas da Vancouver.

  • Psico

    A PSICO, instituída em 1971, é uma revista científica do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Escola de Ciências da Saúde da PUCRS. É editada trimestralmente em plataforma eletrônica (ISSN 1980-8623) com fluxo contínuo de submissão e com avaliação Qualis/Capes A2 na área principal. O escopo primário da revista é veicular textos relativos à área da Ciência Psicológica, sendo publicados artigos originais e revisões sistemáticas, aceitos nos idiomas português, espanhol e inglês, balizados pelas normas bibliográficas atualizadas da APA.

  • Revista FAMECOS

    A Revista Famecos: Mídia, Cultura e Tecnologia, instituída em 1994, é a revista científica oficial do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Escola de Comunicação, Arte e Design da PUCRS. Qualis A2 na área principal, é editada em plataforma eletrônica (ISSN-L: 1415-0549/e-ISSN: 1980-3729). Opera em sistema de fluxo contínuo no tocante às submissões. Publica textos relativos à área de Comunicação Social, conquanto se insiram significativamente nos terrenos do Jornalismo, Cinema, Cibercultura, Produção Audiovisual, Mídia e Cultura, Relações Públicas e Comunicação Organizacional. Artigos, ensaios, entrevistas e recenções são aceitos nos idiomas português, espanhol, inglês e francês, balizados pelas normas bibliográficas atualizadas da ABNT.

  • Scientia Medica

    A Scientia Medica, instituída em 1988, é uma revista científica da Escola de Medicina e do Hospital São Lucas da PUCRS. É editada em plataforma eletrônica (ISSN 1980-6108/ISSN-L 1806-5562), com fluxo contínuo de submissão e com avaliação Qualis/Capes B1 nas áreas de Psicologia e Ciências Ambientais; B2 na área de Enfermagem e na área Interdisciplinar; B3 nas áreas de Saúde Coletiva, Medicina III, Odontologia, Educação Física, Nutrição; e B4 nas áreas de Medicina I, Medicina II, Biotecnologia e Farmácia. O escopo primário da revista é publicar textos relativos às áreas de Medicina e de outras Ciências da Saúde, com enfoque interdisciplinar e com abrangência regional, nacional e internacional, na medida em que publica artigos originais, relatos de casos, simulação realística e cartas ao editor, aceitos nos idiomas português, espanhol e inglês, balizados pelas normas bibliográficas atualizadas da Vancouver.

  • Scriptorium

    A Scriptorium, instituída em 2015, é uma revista científica do Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS, área de concentração em Escrita Criativa. É editada semestralmente em plataforma eletrônica (e-ISSN 2526-8848) com fluxo contínuo de submissão. Seu escopo primário é publicar textos relativos à área de Escrita Criativa, abordando como temáticas a literatura, a criação e a recepção literária, sendo publicados artigos e ensaios originais, traduções, resenhas literárias e textos literários como poesia, ficção e não ficção, aceitos nos idiomas português, espanhol e inglês, balizados pelas normas bibliográficas atualizadas da ABNT.

  • Teocomunicação

    A Teocomunicação, instituída em 1970, é a revista científica do Programa de Pós-Graduação em Teologia da Escola de Humanidades da PUCRS. É editada semestralmente em plataforma eletrônica (e-ISSN 1980-6736) com fluxo contínuo de submissão e com avaliação Qualis/Capes B3 na área principal. O escopo primário da revista é publicar textos relativos à área de Teologia e outras produções científicas relevantes para essa área do conhecimento, sendo publicados artigos originais, resenhas e recensões de livros, aceitos nos idiomas português, espanhol e inglês, balizados pelas normas bibliográficas atualizadas da ABNT.

  • Textos & Contextos (Porto Alegre)

    A Textos & Contextos, instituída em 2002, é uma revista científica do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS) da Escola de Humanidades da PUCRS. É editada semestralmente em plataforma eletrônica (ISSN 1677-9509) com fluxo contínuo de submissão e com avaliação Qualis/Capes A2. O escopo primário da revista é publicar textos relativos à área de Serviço Social, mas também está aberta para contribuições relevantes de outras áreas das Ciências Humanas e Sociais, sendo publicados artigos originais e relatos de casos, aceitos nos idiomas português e espanhol, balizados pelas normas bibliográficas atualizadas da ABNT.

  • Veritas (Porto Alegre)

    A Veritas, criada em 1955, é o periódico científico oficial do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Escola de Humanidades da PUCRS. O periódico é quadrimestral e é publicado em plataforma eletrônica (e-ISSN 1984-6746) com fluxo contínuo de submissão e com avaliação Qualis/Capes A2 na área principal. O escopo do periódico consiste em publicar artigos científicos relativos à área de Filosofia, segundo a temática do respectivo número, e conteúdos interdisciplinares, recebendo artigos originais, resenhas, traduções e entrevistas, aceitos nos idiomas português, espanhol, alemão, italiano, francês e inglês, balizados pelas normas bibliográficas atualizadas da ABNT.

  • Ciência & Saúde

    A revista Ciência & Saúde é a publicação oficial de divulgação da Faculdade de Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. A Revista tem por finalidade divulgar a produção técnico-científica da área da saúde e áreas afins em nível nacional e internacional. Cada número poderá focalizar uma unidade temática, de acordo com definição prévia e a critério do Conselho Editorial, tendo em vista sua relevância dentro do contexto atual da profissão em nível nacional e internacional.


    Atenção: A Ciência & Saúde (e-ISSN:1983-652X), foi descontinuada a partir da publicação da Edição v.12 n.3/2019. Assim as submissões estão suspensas. Os artigos já publicados continuarão disponíveis.

  • Revista da Graduação

    A Revista da Graduação é um espaço de divulgação de práticas pedagógicas desenvolvidas na PUCRS. Na revista em questão serão publicados os melhores trabalhos de conclusão dos cursos de graduação na forma de monografia, artigo ou projeto, segundo o plano pedagógico de cada Unidade. A seleção destes trabalhos é feita pela Unidade Acadêmica.


    Atenção: A Revista da Graduação (e-ISSN: 1983-1374), foi publicada entre 2008 e 2016. Atualmente a revista está desativada. As submissões estão suspensas. Os artigos já publicados continuam disponíveis.

  • Sessões do Imaginário

    A revista Sessões do Imaginário - Cinema | Cibercultura | Tecnologias da Imagem é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (PUCRS) criada em 1996 com objetivo de divulgar artigos, ensaios, entrevistas e resenhas sobre comunicação e a cultura contemporânea. São trabalhos de professores, pesquisadores e discentes de pós-graduação que se interessam pelos estudos do imaginário social e das tecnologias de comunicação.


    Atenção: Informamos que a revista Sessões do Imaginário - Cinema | Cibercultura | Tecnologias da Imagem, foi publicada até: Ano 22, n. 38 (2017). Atualmente a revista está desativada, por este motivo as submissões  estão suspensas. As edições já publicadas permanecerão disponíveis com acesso aberto.

  • Sistema Penal & Violência

    A revista Sistema Penal & Violência, publicação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais da PUCRS, pretende propiciar um espaço de reflexão e divulgação dos temas relacionados ao debate das ciências criminais, buscando propiciar a apreensão da violência e das formas de atuação tanto das agências de punitividade (sistema penal) como das instituições e mecanismos voltados à sua prevenção, colocando em diálogo a perspectiva jurídica e criminológica com a de outras áreas do conhecimento.


    Atenção: A Sistema Penal & Violência (e-ISSN: 2177-6784), foi publicada entre 2009 e 2016. Atualmente a revista está desativada. As submissões estão suspensas. Os artigos já publicados continuam disponíveis.

  • Direito & Justiça

    A revista "Direito e Justiça" abrange temáticas jurídicas relevantes à teoria e prática da ciência jurídica. Destaca-se seu compromisso com a contemporaneidade e a velocidade das informações em uma rede universal de interação comunicativa. Há três âmbitos de abrangência: disciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar. Os artigos são submetidos à Comissão Avaliadora e sua revisão final cabe ao Conselho Editorial. A periodicidade é semestral, com publicação nos meses de junho e dezembro. Recomendações: ABEC, CNPq, CAPES, FAPERGS, FINEPE, AJURIS, OAB.


    Atenção: A revista Revista Direito e Justiça foi descontinuada a partir do período de 2017/1. Atualmente a revista está desativada. As submissões estão suspensas. Os artigos já publicados continuam disponíveis.