Música, linguagem, cognição e ensino: interfaces psicolinguísticas para a alfabetização

Autores/as

  • Jonas Rodrigues Saraiva Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Vera Wannmacher Pereira PUCRS

Palabras clave:

música, consciência linguística, língua estrangeira, alfabetização

Resumen

O artigo tem apoio na Psicolinguística e suas interfaces com a arte (especificamente a música), a linguagem (especialmente as línguas estrangeiras), a cognição (notadamente o funcionamento do cérebro e a consciência linguística) e o ensino (particularmente o aprendizado inicial da leitura e da escrita). Apresenta base teórica sobre música, língua estrangeira e consciência linguística e expõe possibilidades de exploração linguística de cantigas em diversas línguas, de modo a contribuir para o desenvolvimento do aprendizado da leitura e da escrita em classes de alfabetização.

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Biografía del autor/a

Jonas Rodrigues Saraiva, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Aluno do curso de Letras da FALE, bolsista do Centro de Referência para o Desenvolvimento da Linguagem - CELIN

Publicado

2011-01-24

Cómo citar

Saraiva, J. R., & Pereira, V. W. (2011). Música, linguagem, cognição e ensino: interfaces psicolinguísticas para a alfabetização. Letrônica, 3(2), 144–152. Recuperado a partir de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/iberoamericana/N%25EF%25BF%25BD%25EF%25BF%25BDO%2520https:/www.scimagojr.com/index.php/letronica/article/view/7478

Número

Sección

Artículos