Aprender e ensinar a ler e a escrever
Abordagem cognitiva
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-4301.2021.2.40099Palavras-chave:
EditorialResumo
---
Downloads
Referências
BAARS, Bernard J. A cognitive theory of consciousness. Cambridge: Cambridge University, 1993.
BÄCHLER, Rodolfo. Conciencia y lenguaje: análisis del vínculo proyectado a través de la intencionalidad. Rev GU, v. 2, n. 4, p. 432-438, 2006.
DEHAENE, Stanislas. Os neurônios da leitura: como a ciência explica nossa capacidade de ler. Porto Alegre: Penso, 2012.
DEHAENE, Stanislas. Signatures of consciousness – a talk by Stanislas Dehaene. Edge in Paris, 24 nov. 2009. [Entrevista concedida a] Edge Foundation, Inc. Disponível em: http://www.edge.org/3rd_culture/dehaene09/dehaene09_index.html. Acesso em: 15 jul. 2010.
DEHAENE, Stanislas. The cognitive neuroscience of consciouness. Cambridge: The MIT Press, 2001.
ELKONIN, Daniil B. Further remarks on the psychological bases of the initial teaching of reading. In: DOWNING, John A. (ed.). Cognitive psychology and reading in the U.S.S.R. North Holland: Elsevier Science Publishers B. V., 1988. p. 365-426.
EMIG, Janet. Writing as a mode of learning. College Composition and Communication, Illinois, v. 28, n. 2, p. 122-128, 1977.
GIROLAMI-BOURLINIER, Andrée. L’apprentissage de l’oral et de l’écrit. Paris: Presses Universitaires de France, 1993.
GOODMAN, Kenneth S. Um jogo psicolinguístico de adivinhação. In: SINGER, Harry; RUDDELL, Robert B. (org.). Theoretical models and processes of reading. Newark: International Reading Association, 1976. p. 259-271.
GOMBERT, Jean Émile. Metalinguistic development. Chicago: The University of Chicago Press, 1992.
ODISHO, Edward Y. A multisensory, multicognitive approach to teaching pronunciation. Linguística: Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto, Porto, v. 2, p. 3-28, 2007.
PINTO, Maria da Graça Castro. Nos bastidores da iniciação à entrada no mundo da escrita: do CALE a intervenções e pressupostos de ordem cognitiva e neurológica. Porto: Universidade do Porto, 2017.
SLAMA-CAZACU, Tatiana. Psicolinguística aplicada ao ensino de línguas. São Paulo: Pioneira, 1979.
SMITH, Frank. Compreendendo a leitura: uma análise psicolinguísticada leitura e do aprender a ler. Porto Alegre: Artes Médicas, 2003.
TEIXEIRA, João Fernandes. A teoria da consciência de David Chalmers. Psicologia USP, São Paulo, v. 8, n. 2, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Letrônica
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letrônica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letrônica como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.