A sociolinguística da leitura

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2020.4.37508

Palabras clave:

Sociolinguística, consciência sociolinguística, reconhecimento de palavras, compreensão linguística

Resumen

Este texto apresenta contribuições da Sociolinguística para a leitura, a partir da observação da leitura em voz alta em sala de aula. Assumindo que a consciência sociolinguística pode ser preditora de sucesso na leitura, apresentamos panoramicamente modelos de leitura e as pistas de superfície de natureza sociolinguística que permitem inferir níveis de leitura, considerando a dimensão do reconhecimento de palavras e da compreensão linguística. Com este diagnóstico impressionístico, o professor pode direcionar ações para o aprimoramento das habilidades, mesmo fora do período de aprendizado inicial.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Raquel Meister Ko Freitag, Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão, SE, Brasil

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, SC, Brasil; professora da Universidade Federal de Sergipe (UFS), em São Cristóvão, SE, Brasil. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e pesquisadora associada da Rede Nacional de Ciência para Educação (CpE).

Citas

ALMEIDA, Ayane Nararela Santos; FREITAG, Raquel Meister Ko. Análise do diagnóstico do desempenho em leitura: Provinha Brasil vs. fluência em leitura oral. Signo, Santa Cruz do Sul, RS, v. 37, n. 63, p. 98-110, 2012.

AQUINO, Maria de Fátima. Uma proposta de tipologia de “erros” de leitura: análise sociolinguística e cognitiva. 2011. Tese (Doutorado em Linguística). Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2011.

BARETTA, Danielle; SANTOS, Thaise Azzolin; BORGES, Caroline Bernardes. Consciência linguística no Ensino Fundamental: um estudo com foco no uso de estratégias de leitura. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 54, n. 2, p. 243-252, 2019. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2019.2.32532

BARNITZ, John G. Black English and other dialects: Sociolinguistic implications for reading instruction. The Reading Teacher, Newark, DE, v. 33, n. 7, p. 779-786, 1980.

BASSO, Fabiane Puntel et al. Instrumento de Avaliação da Fluência de Leitura Textual: da decodificação à compreensão de leitura. Letras de hoje, Porto Alegre, v.54, n. 2, p. 146-153, 2019. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2019.2.32519

BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 37. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Educação em língua materna. São Paulo: Parábola, 2004.

BRASIL: Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Guia de livros didáticos: PNLD 2014: língua portuguesa: ensino fundamental: anos finais. 2013.

CALLOU, Dinah; MORAES, João; LEITE, Yonne. Apagamento do R final no dialeto carioca: um estudo em tempo aparente e em tempo real. DELTA: Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, São Paulo, v. 14, n. SPE, 1998. https://doi.org/10.1590/S0102-44501998000300006

COLTHEART, Max et al. DRC: a dual route cascaded model of visual word recognition and reading aloud. Psychological review, [s. l.], v. 108, n. 1, p. 204, 2001. https://doi.org/10.1037/0033-295X.108.1.204

COLTHEART, Max et al. Models of reading aloud: Dual-route and parallel-distributed-processing approaches. Psychological review, [s. l.], v. 100, n. 4, p. 589, 1993. https://doi.org/10.1037/0033-295X.100.4.589

COLTHEART, Max; RASTLE, Kathleen. Serial processing in reading aloud: Evidence for dual-route models of reading. Journal of Experimental Psychology: human perception and performance, [s. l.], v. 20, n. 6, p. 1197, 1994. https://doi.org/10.1037/0096-1523.20.6.1197

COLTHEART, Max. Modelando a leitura: a abordagem da dupla rota. In: SNOWLING, Margareth; HULME, Charles (org.). A ciência da leitura. Porto Alegre: Penso, 2013. p. 24-41.

CORSO, Helena Vellinho; SALLES, Jerusa Fumagalli. Relação entre leitura de palavras isoladas e compreensão de leitura textual em crianças. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 44, n. 3, p. 28-35, 2009.

CORSO, Helena Vellinho; SPERB, Tânia Mara; SALLES, Jerusa Fumagalli de. Leitura de palavras e de texto em crianças: efeitos de série e tipo de escola, e dissociações de desempenhos. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 48, n. 1, p. 81-90, 2013.

CUTTING, Laurie E.; SCARBOROUGH, Hollis S. Prediction of reading comprehension: Relative contributions of word recognition, language proficiency, and other cognitive skills can depend on how comprehension is measured. Scientific studies of reading, [s. l.], v. 10, n. 3, p. 277- 299, 2006. https://doi.org/10.1207/s1532799xssr1003_5

EHRI, Linnea C. Grapheme: phoneme knowledge is essential for learning to read words in English. Word recognition in beginning literacy, [s. l.], v. 3, p. 40, 1998.

EHRI, Linnea C. Orthographic mapping in the acquisition of sight word reading, spelling memory, and vocabulary learning. Scientific Studies of Reading, [s.l.], v. 18, n. 1, p. 5-21, 2014. https://doi.org/10.1080/10888438.2013.819356

EHRI, Linnea C. Phases of development in learning to read words by sight. Journal of research in reading, [s. l.], v. 18, n. 2, p. 116-125, 1995. https://doi.org/10.1111/j.1467-9817.1995.tb00077.x

FLÔRES, Onici Claro. Leitura e consciência linguística. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 53, n. 1, p. 149-157, 2018. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2018.1.28535

FREITAG, Raquel Meister Ko. Entre a teoria e a prática: a Provinha Brasil e o tratamento da variação linguística na alfabetização. Interfaces científicas - Educação, Aracajú, SE, v. 3, n. 3, p. 43-54, 2015. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2015v3n3p43-54

FREITAG, Raquel Meister Ko. Reparos na leitura em voz alta como pistas de consciência sociolinguística. DELTA: Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, São Paulo, v. 32, n. 1, p. 1-20, 2020. https://doi.org/10.1590/1678-460x2020360206

FREITAG, Raquel Meister Ko.; SÁ, José Junior de Santana. Leitura em voz alta, variação linguística e o sucesso na aprendizagem inicial da leitura. Ilha do Desterro, Florianópolis, v. 72, n. 3, p. 41-62, 2019

GOUGH, Philip B.; TUNMER, William E. Decoding, reading, and reading disability. Remedial and special education, [s. l.], v. 7, n. 1, p. 6-10, 1986. https://doi.org/10.1177/074193258600700104

HOOVER, Wesley A.; GOUGH, Philip B. The simple view of reading. Reading and writing, [s. l.], v. 2, n. 2, p. 127-160, 1990. https://doi.org/10.1007/BF00401799

KIM, Young-Suk et al. Does growth rate in oral reading fluency matter in predicting reading comprehension achievement? Journal of Educational Psychology, [s. l.], v. 102, n. 3, p. 652, 2010. https://doi.org/10.1037/a0019643

KOMENO, Eliana Matiko et al. Velocidade de leitura e desempenho escolar na última série do ensino fundamental. Estudos de Psicologia (Campinas), Campinas, v. 32, n. 3, p. 437-447, 2015. https://doi.org/10.1590/0103-166X2015000300009

LABOV, William. Language in the inner city: Studies in the Black English vernacular. Pennsylvania: University of Pennsylvania Press, 1972a.

LABOV, William. Sociolinguistic patterns. Pennsylvania: University of Pennsylvania Press, 1972b.

LEMLE, Miriam. Heterogeneidade dialetal: um apelo à pesquisa. Tempo Brasileiro, [s. l.], v. 53, n. 4, p. 60-94, 1978.

MACHADO, Alessandra Pereira Gomes; FREITAG, Raquel Meister Ko. Pistas dos processos de decodificação que levam à compreensão da leitura. Letras de hoje, Porto Alegre, v. 54, n. 2, p. 132-145, 2019. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2019.2.32509

MACHADO, Alessandra Pereira Gomes. Variação linguística e leitura: fenômenos variáveis da fala na leitura em voz alta. A Cor das letras, Feira de Santana-BA, v. 19, n. 4, p. 196-218, 2018. https://doi.org/10.13102/cl.v19i4Especial.2867

MIRANDA, Irma Iunes, et al. A variação estilística em diferentes situações de leitura: variedade capixaba. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 52, n. 1, p. 68-76, 2017.

MOLLICA, Maria Cecilia; LOUREIRO, Fernando. Aportes sociolinguísticos à alfabetização. In: RONCARATI, Claudia; ABRAÇADO, Jussara (org.). Português Brasileiro II: contato linguístico, heterogeneidade e história. Rio de Janeiro: EdUFF, 2008. p. 223-228.

MORAIS, José. Criar leitores - Para professores e educadores. Barueri: Manole, 2013.

NICHOLS, Patricia C. A sociolinguistic perspective on reading and black children. Language Arts, [s. l.], v. 54, n. 2, p. 150-167, 1977.

PAIGE, David D., et al. Interpreting the relationships among prosody, automaticity, accuracy, and silent reading comprehension in secondary students. Journal of Literacy Research, [s. l.], v. 46, n. 2, p. 123-156, 2014. https://doi.org/10.1177/1086296X14535170

PAIVA, Maria da Conceição Auxiliadora. Supressão das semivogais nos ditongos decrescentes. In: OLIVEIRA e SILVA, Gisele M.; SCHERRE, Marta (org.). Padrões Sociolinguísticos: análise de fenômenos variáveis do português falado no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1996. p. 217-236.

PIKULSKI, John J.; CHARD, David J. Fluency: Bridge between decoding and reading comprehension. The Reading Teacher, Newark, DE, v. 58, n. 6, p. 510-519, 2005. https://doi.org/10.1598/RT.58.6.2

PINHEIRO, Bruno Felipe Marques, et al. Processos fonológicos que passam da fala para a leitura. In: AZEVEDO, Isabel Cristina Michelan; ROIPHE, Alberto (org.). Leitura, escrita e literatura: interseções e convergências. São Cristóvão, EdUFS, 2017. p. 10-25.

RASINSKI, Timothy. Reading fluency instruction: Moving beyond accuracy, automaticity, and prosody. The Reading Teacher, Newark, DE, v. 59, n. 7, p. 704-706, 2006. https://doi.org/10.1598/RT.59.7.10

SAENGER, Paul. Space between words: The origins of silent reading. Stanford University Press, 1997.

SAMUELS, S. J. Reading Fluency: Its Development and Assessment. In: FARSTRUP, Alan E.; SAMUELS, S. Jay. (ed.). What Research Has to Say About Reading Instruction. 3.rd ed. Newark, DE: International Reading Association, 2002. p. 166-183. https://doi.org/10.1598/0872071774.8

SCARBOROUGH, Hollis S. Connecting early language and literacy to later reading (dis) abilities: Evidence, theory, and practice. In: FLETCHER-CAMPBELL, Felicity; SOLER, Janet; REID, Gavin (org.). Approaching difficulties in literacy development: Assessment, pedagogy and programmes. Londres: Sage, 2009. p. 23-38.

SMITH, John E. Re-engineering national reading policy, pedagogy, and professional development: the case for a Simple View of Meaningful Reading. Teacher Education Advancement Network Journal, [s. l.], v. 10, n. 2, p. 65-79, 2018.

SOARES, Magda. A reinvenção da alfabetização. Presença pedagógica, Belo Horizonte, v. 9, n. 52, p. 15-21, 2003.

SOUZA, Victor Renê Andrade; SILVA, Victória Laís; ARAUJO Jr., Mauro Monteiro. Da fala à leitura: variação linguística na leitura em voz alta de estudantes da Universidade Federal de Sergipe. Porto das Letras, Porto Nacional/TO, v. 6, n. 1, p. 1-29, 2020.

VIEIRA, Silvia Rodrigues. Gramática, variação e ensino: diagnose e propostas pedagógicas. São Paulo: Blucher, 2018.

WOLFRAM, Walt. Sociolinguistic alternatives in teaching reading to nonstandard speakers. Reading Research Quarterly, s. l.], p. 9-33, 1970. https://doi.org/10.2307/747046

Publicado

2020-10-08

Cómo citar

Freitag, R. M. K. (2020). A sociolinguística da leitura. Letrônica, 13(4), e37508. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2020.4.37508