O gênero digital vlog
Um estudo do ensino de Língua Inglesa online sob a óptica da Análise Dialógica do Discurso
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-4301.2020.4.37030Palabras clave:
Análise Dialógica do Discurso, Gênero Discursivos, Gênero digital VlogResumen
O presente artigo tem como tema os elementos constitutivos e orgânicos do gênero digital vlog, sob o viés da Análise Dialógica do Discurso (ADD), a partir de dois vídeos publicados no YouTube. A pergunta que norteia o estudo questiona em que medida os vídeos analisados caracterizam-se como textos-enunciados do gênero em foco. Como objetivo geral, busca-se analisar os pressupostos teóricos da ADD, no que concerne aos elementos constitutivos e orgânicos do gênero discursivo vlog, a fim de responder à questão problema-tizadora. A base teórica sustenta-se nos estudos de Bakhtin (2011), Volochínov (2017), Sobral e Giacomelli (2016; 2018), Ataliba (2017), Costa-Hübes (2014, 2017), Kraemer (2014), entre outros. O artigo é resultado de uma pesquisa teórico-prática, com abordagem qualitativo-interpretativa dos dados e fins explicativos, tendo como geração de informações a documentação indireta, bibliográfica (construção teórica) e documental (análise do corpus). Como resultado, verifica-se que o objeto de estudo realmente possui elementos constitutivos e orgânicos de textos-enunciados do gênero digital vlog, uma vez que ambos são produções da esfera digital, circulam em plataforma da web, possuem temáticas de acordo com a demanda de seus seguidores, têm forma composicional arquetípica e estilo próprio do gênero.
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