Memória e amnésia sexista: repertórios de exclusão das escritoras oitocentistas
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-4301.2018.s.30477Palabras clave:
Literatura de autoria feminina, História da Literatura Brasileira, Memória, Esquecimento, Crítica Literária.Resumen
Este texto mostra como a hostilidade para com as escritoras mulheres se relaciona ao gradual desaparecimento delas da memória e história literária brasileira. Em alguns casos de desencorajamento, por parte de uma crítica que desqualifica – de forma explícita ou velada, com ou sem razão – qualquer produção literária de autoria feminina, talentos foram interrompidos. Em outros casos, notamos o esforço por parte das escritoras para enfrentar a dominação masculina no meio literário e intelectual. O propósito deste texto é apresentar repertórios de exclusão das
escritoras oitocentistas.
Descargas
Citas
AMÁLIA, Narcisa. “Uma carta”, a Alfredo Sodré. O Garatuja, Resende, 19 abr. 1889. In: REIS, Antônio Simões dos. Narcisa Amália. Rio de Janeiro: Organizações Simões, 1949. p. 103.
AMÁLIA, Narcisa. Carta a José Palmela. A República, 11 maio 1873. In: OSCAR , João. Narcisa Amália: vida e poesia. Campos: Lar Cristão, 1994. p. 64.
AMÁLIA, Narcisa. Carta. A Família, 31 dez. 1886. In: OSCAR , João. Narcisa Amália: vida e poesia. Campos: Lar Cristão, 1994. p. 63.
AMÁLIA, Narcisa. “A mulher no século XIX”. In: RA MALHO, Christina. Um espelho para Narcisa: reflexos de uma voz romântica. Rio de Janeiro: Elo, 1999. p. 128-132.
AMÁLIA, Narcisa. Nebulosas. Apresentação e posfácio de Anna Faedrich. 2ed. Rio de Janeiro: Gradiva Editorial; Fundação Biblioteca Nacional, 2017.
ARA ÚJO, Gilberto. “Auta ou o nome também engana”. In: ARA ÚJO, Gilberto. Literatura Brasileira: pontos de fuga. Rio de Janeiro: Verve, 2014. p. 185-214.
ASSIS, Machado de. Notícia da atual literatura brasileira. Instinto de Nacionalidade. Obra completa. Vol. III. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1992.
BARR ETO, Lima. Correspondência. Tomo I. São Paulo: Brasiliense, 1956.
BARR ETO, Lima. Correspondência. Tomo II. São Paulo: Brasiliense, 1956b.
BERTHA, Albertina. Exaltação. Organizadora Anna Faedrich. Porto Alegre: Gradiva, Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 2015.
BILAC, Olavo. Prefácio da 1ª edição. In: SOUZA, Auta de. Horto, outros poemas e ressonâncias: obras reunidas. Organização Alvamar Medeiros, Ana Laudelina Ferreira Gomes e Angelita Araújo. Natal: EDUFRN – Editora da UFRN , 2009, p. 29-31.
BLOEM, Rui. “O primeiro romance brasileiro: retificação de um erro da história literária do Brasil”. In: ORTA, Teresa Margarida da Silva e. Obra reunida. Introdução, pesquisa bibliográfica e notas de Ceila Montez. Rio de Janeiro: Graphia Editorial, 1993. p. 219-233.
BOSI, Alfredo. História concisa da Literatura Brasileira. 43. ed. São Paulo: Cultrix, 2006.
BOURDIEU, Pierre. Meditações pascalinas. Tradução Sergio Miceli. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.
CAN DIDO, Antonio. Formação da Literatura Brasileira: momentos decisivos 1750-1880. 13ª ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2012.
CASTRICIAN O, Henrique. Prefácio da 2ª edição. In: SOUZA, Auta de. Horto, outros poemas e ressonâncias: obras reunidas. Organização Alvamar Medeiros, Ana Laudelina Ferreira Gomes e Angelita Araújo. Natal: EDUFRN – Editora da UFRN , 2009, p. 33-35.
ELTON, Elmo. O noivado de Bilac. Com a correspondência inédita do poeta à sua noiva – D. Amélia de Oliveira. Rio de Janeiro: Organização Simões, 1954.
HOLAN DA, Aurélio Buarque de. Introdução. In: TEIXEIRA E SOUSA, Antônio Gonçalves. O filho do pescador. São Paulo: Melhoramentos, 1977. p. 5-26.
LIMA, Alceu Amoroso. Prefácio da 3ª edição. In: SOUZA, Auta de. Horto, outros poemas e ressonâncias: obras reunidas. Organização Alvamar Medeiros, Ana Laudelina Ferreira Gomes e Angelita Araújo. Natal: EDUFRN – Editora da UFRN , 2009. p. 37-38.
LOBATO, Monteiro. “Em pleno sonho, 1926”. In: LOBATO, Monteiro. Na antevéspera. São Paulo: Globo, 2008.
MACHADO DE ASSIS, Joaquim Maria. “Nebulosas”. Semana Illustrada, n. 629, 29 dez. de 1872.
MONTEIRO, Rosa. Histórias de mulheres. Tradução de Joana Angélica d’Avila Melo. Rio de Janeiro: Agir, 2008.
ORTA, Teresa Margarida da Silva e. Obra reunida. Introdução, pesquisa bibliográfica e notas de Ceila Montez. Rio de Janeiro: Graphia Editorial, 1993.
PAIXÃO, Sylvia Perlingeiro. “Narcisa Amália”. In: MUZAR T, Zahidé Lupinacci (Org.). Escritoras brasileiras do século XIX. 2. ed. rev. Florianópolis: Editora Mulheres; Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2000, p. 534-552.
REIS, Antônio Simões dos. Narcisa Amália. Rio de Janeiro: Organizações Simões, 1949.
REIS, Maria Firmina dos. Úrsula. São Luís: Tipografia do Progresso, 1859.
SOUZA, Auta de. Horto, outros poemas e ressonâncias: obras reunidas. Organização Alvamar Medeiros, Ana Laudelina Ferreira Gomes e Angelita Araújo. Natal: EDUFRN – Editora da UFRN , 2009.
TELLES, Norma. “Escritoras, escritas, escrituras”. In: DEL PRIORE, Mary. História das mulheres no Brasil (Org.). 10. ed. 2ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2013. p. 401-442.
WOOLF, Virginia. Um teto todo seu. Tradução de Bia Nunes de Sousa, Glauco Mattoso. São Paulo: Tordesilhas, 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais
La sumisión de originales para la Letrônica implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Letrônica como el medio de la publicación original.
Licença Creative Commons
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.