Instrumento de Avaliação da Fluência de Leitura Textual: da decodificação à compreensão de leitura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7726.2019.2.32519

Palavras-chave:

Avaliação de leitura. Fluência de leitura. Estudo de validade.

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar o instrumento AFLeT (Avaliação de Fluência de Leitura Textual) e um dos estudos de validade do instrumento (baseado na correlação com outros testes que avaliam construtos teoricamente relacionados). A sua principal característica é a abrangência na avaliação da leitura, que considera tanto a fluência de leitura em todas as suas dimensões, desde o processamento da decodificação, prosódia e velocidade, quanto a compreensão de leitura. A amostra normativa foi composta de 200 crianças brasileiras, com idades entre 7 e 10 anos, estudantes do 2º ao 4º ano escolar do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas do Rio Grande do Sul. Os resultados de um dos estudos psicométricos mostraram que os escores no AFLeT estão significativamente correlacionados com o desempenho em tarefas que medem conceitos teoricamente relacionados à fluência de leitura (leitura de palavras/pseudopalavras isoladas e nomeação seriada rápida).

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Biografia do Autor

Fabiane Puntel Basso, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Doutora em Ciências da Linguagem pela Université de Grenoble-França. Pós-doutora em Psicologia (UFRGS) e em Educação (PUCRS/UFPel). Fonoaudióloga e mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Integrante do Núcleo de Estudos em Neuropsicologia Cognitiva (NEUROCOG).

Luciane Rosa Piccolo, New York University School of Medicine, New York, NY

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), psicóloga, especialista em Neuropsicologia (CFP). Pesquisadora no Departamento de Pediatria do Desenvolvimento e Comportamental da New York University School of Medicine. Pesquisadora colaboradora do Núcleo de Estudos em Neuropsicologia Cognitiva (NEUROCOG).

Camila Schorr Miná, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Psicóloga pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestranda em Neurociências (ICBS-UFRGS) e integrante do Núcleo de Estudos em Neuropsicologia Cognitiva (NEUROCOG). Diretora Executiva na Integra NúcleoPsi Ensino, Psicologia e Interdisciplinaridade Ltda.

Jerusa Fumagalli de Salles, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Doutora e Mestre em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Fonoaudióloga e professora Associada do Instituto de Psicologia, Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Coordenadora do Núcleo de Estudos em Neuropsicologia Cognitiva (NEUROCOG). Bolsista produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

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Publicado

2019-11-06

Como Citar

Basso, F. P., Piccolo, L. R., Miná, C. S., & de Salles, J. F. (2019). Instrumento de Avaliação da Fluência de Leitura Textual: da decodificação à compreensão de leitura. Letras De Hoje, 54(2), 146–153. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2019.2.32519

Edição

Seção

Processamento da decodificação e da compreensão da leitura: