Leitura de palavras e de texto em crianças: efeitos de série e tipo de escola, e dissociações de desempenhos

Autores

  • Helena Vellinho Corso Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Tânia Mara Sperb Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Jerusa Fumagalli de Salles Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Leitura, Compreensão, Aprendizagem

Resumo

Leitura de palavras isoladas e compreensão textual (questionário e reconto) são avaliadas e comparadas em amostra de alunos (n=110) de quarta a sexta séries, de escolas públicas e privadas. São também investigadas dissociações entre as habilidades de reconhecer palavras e de compreender textos. Um efeito principal de série foi verificado em relação à leitura de palavras e ao questionário de compreensão. O tipo de escola apresentou um efeito principal sobre a leitura de palavras e sobre o reconto. Não foi verificado efeito de interação entre as duas variáveis independentes. Identificou-se um grupo de maus compreendedores (desempenho alto em leitura de palavras e baixo em compreensão leitora), correspondendo a 17% da amostra total.

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Biografia do Autor

Helena Vellinho Corso, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Psicologia do desenvolvimento do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (UFRGS)

Tânia Mara Sperb, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Jerusa Fumagalli de Salles, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia

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Publicado

2013-04-11

Como Citar

Corso, H. V., Sperb, T. M., & de Salles, J. F. (2013). Leitura de palavras e de texto em crianças: efeitos de série e tipo de escola, e dissociações de desempenhos. Letras De Hoje, 48(1), 81–90. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/fale/article/view/12033