Contextualização do ensino de língua portuguesa e literatura

Uma ferramenta de inclusão do sujeito quilombola em tempos de pandemia?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.41564

Palavras-chave:

mediação, ensino, língua e literatura portuguesa, quilombola

Resumo

Objetivou-se analisar as mediações pedagógicas realizadas na disciplina de língua portuguesa, no que tange a literatura dos anos finais do ensino fundamental com a finalidade de contextualizar o sujeito quilombola em Bela Vista-PI na pandemia de COVID-19. O levantamento de dados foi feito através da análise do conteúdo dos cadernos de atividades encaminhados pelas escolas aos alunos dos anos finais do ensino fundamental durante os meses de agosto e dezembro do ano de 2020. Para dar suporte à análise, contribuíram com o estudo a respeito da mediação as abordagens de Alves (2020), Antunes (2014) e Pino e Sigardo (2000). Referente à mediação e à contextualização no ensino de língua portuguesa, as produções de Soares (2002), Bernardo (2016); Daros (2021) colaboraram com pesquisa a respeito da educação na pandemia de COVID-19 e sobre a educação do sujeito quilombola. Foi possível constatar que, embora a contextualização da vida do sujeito quilombola, bem como de outras minorias, no ensino na disciplina de língua portuguesa pudesse contribuir para a inclusão, os professores não a empregaram como instrumento pedagógico. 

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Biografia do Autor

Maria Patrícia de Oliveira Teles, Secretaria Municipal de Educação de Bela Vista, Bela Vista do Piauí, PI, Brasil.

Especialista em Língua Portuguesa e Literatura pela Faculdade Evangélica do Piauí, em Teresina, PI, Brasil.; Professora substituta da rede pública municipal de Bela Vista, PI, Brasil.

Emanuel Moura Costa, Faculdade Evangélica do Piauí (FAEPI), Nova Santa Rita do Piauí, PI, Brasil.

Mestrando em Educação pela Universidade Federal do Piauí, Teresina, Piauí, Brasil. Professor da Faculdade Evangélica do Piauí, em Teresina, PI, Brasil.

Euvaldo de Sousa Costa Junior, Faculdade Evangélica do Piauí (FAEPI), Nova Santa Rita do Piauí, PI, Brasil.

Mestre em Fitotecnia pela Universidade Federal do Piauí, Bom Jesus, Piauí, Brasil Professor da Faculdade Evangélica do Piauí, em Teresina, PI, Brasil.

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Publicado

2022-11-21

Como Citar

Teles, M. P. de O., Costa, E. M., & Junior, E. de S. C. (2022). Contextualização do ensino de língua portuguesa e literatura: Uma ferramenta de inclusão do sujeito quilombola em tempos de pandemia?. Educação, 45(1), e41564. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.41564

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