Experiências pedagógicas em mini-histórias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.41117

Palavras-chave:

mini-histórias, educação infantil, experiências pedagógicas

Resumo

O artigo analisa algumas experiências formativas desenvolvidas com professores no campo da educação infantil e voltadas para a práxis com mini-histórias. Trata-se de discutir, por meio da pesquisa-formação, o campo sensível do agir pedagógico na EI, para contextualizar as práticas ético-estéticas de mini-histórias à criação de conhecimentos. As mini-histórias se configuram como formas de ver e narrar o mundo infantil, sob o olhar dos professores. As contribuições da investigação estão vinculadas aos processos reflexivos do agir pedagógico, no ato de interagir, de fortalecer as reelaborações com mini-histórias, que envolvem a leitura das questões humanas, para aprender a olhar, escutar, investigar, realizar o gesto de fotografar, escrever e aprender a ser um professor sensível.

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Biografia do Autor

Elaine Conte, Universidade La Salle (UNILASALLE), Canoas, RS, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle (UNILASALLE), em Canoas, RS, Brasil. Pesquisadora gaúcha da FAPERGS. Líder do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação - NETE/ UNILASALLE/ CNPq e membro do Grupo de Estudos sobre Filosofia da Educação e Formação de Professores – GEFFOP/UnB/CNPq e do Laboratório de Formação e Estudos da Infância – LabForma/UFPel/CNPq.

Cristiele Borges dos Santos, Universidade La Salle (UNILASALLE), Canoas, RS, Brasil.

Mestre em Educação e Graduada em Pedagogia pela Universidade La Salle (UNILASALLE), em Canoas, RS, Brasil; pós-graduada em Educação Infantil. Professora de Educação Infantil na rede municipal de Novo Hamburgo, RS, Brasil. Participante do Observatório da Cultura Infantil e membro do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação – NETE/UNILASALLE/CNPq.

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Publicado

2022-11-21

Como Citar

Conte, E., & Santos, C. B. dos. (2022). Experiências pedagógicas em mini-histórias. Educação, 45(1), e41117. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.41117

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