PRODUÇÃO SOBRE EDUCAÇÃO INFANTIL

SÍNTESES, IDENTIFICAÇÃO DE LACUNAS & CONTRADIÇÕES

Palavras-chave: EDUCAÇÃO INFANTIL, LACUNAS, CONTRADIÇÕES

Resumo

---

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vera Maria Ramos de Vasconcellos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Psicóloga, Pós-doutora em Psicologia do Desenvolvimento Humano pela Universidade da Carolina do North Chapel Hill, USA (1992-93), Doutora em Psicologia do Desenvolvimento & Social pela University of Sussex, UK (1987) e Mestre em Psicologia Escolar pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/PUC-RIO (1980). Procientista e bolsista CNE/FAPEJ. Foi por 25 anos (1977 - 2002) professora do Departamento de Psicologia (Professora Titular desde 1994), da Universidade Federal Fluminense Professora Titular do Departamento de Estudos da Infância e do PROPED, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ. Pesquisadora nas áreas de Psicologia do Desenvolvimento e Educação Infantil; bolsa FAPERJ - Cientista de Nosso Estado (2009-11; 2016 -19).

Maria Manuela Martinho Ferreira, Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE), Universidade do Porto, Portugal.

Doutora em Ciências da Educação, Universidade do Porto, Portugal (2002) e é Professora Associada da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto e investigador sénior em CIIE (Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Universidade do Porto). Leciona as disciplinas de Ciências Sociais, Sociologia da Educação, Sociologia da infância e Metodologias Qualitativas e tem sido coordenadora do Curso de Mestrado em Educação, especialização em "Crianças, Educação e Sociedade" (2003-2019). Seus interesses de pesquisa e publicações nacionais e internacionais referem-se às culturas infantis e suas interseções com género, classe social, idades, geografia; contextos, práticas e políticas de educação infantil; metodologias de pesquisa qualitativa com crianças

Patricia Maria Uchôa Simões, Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ), Pernambuco, PE, Brasil.

Psicóloga, Mestre (1991) e Doutora em Psicologia Cognitiva (2002) pela Universidade Federal de Pernambuco/UFPE. Pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco. Professora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Culturas e Identidades da UFRPE/FUNDAJ. Coordena o Grupo de Pesquisa Infância e Educação na Contemporaneidade: reflexões interdisciplinares – GPIEDUC, com o projeto de pesquisa Avaliação do ProInfância no Nordeste da Fundação Joaquim Nabuco/Fundaj. Membro de Associações Nacionais de Pós-Graduação e Pesquisa (ANPED, ANPEPP e ANPAE). Participa do Fórum em Defesa da Educação Infantil de Pernambuco e da Rede Estadual da Primeira Infância em Pernambuco. É parecerista e avaliadora Ad-hoc de revistas em Educação e Psicologia (Revista Psico-USF, Revista Educação/PUCRS; Temas em Educação, Em Aberto e Estudos e Pesquisas em Psicologia). Faz parte do corpo editorial da Revista Cadernos de Estudos Sociais. Foi membro do Conselho Editorial da Editora Massangana de 2015 e 2016. Foi coordenadora do Programa de Bolsas de Iniciação Científica da FUNDAJ de 2004 a 2009. Tem interesse nas temáticas das infâncias, Educação Infantil e Políticas Educacionais.

Referências

---

Publicado
2020-12-31
Como Citar
Vasconcellos, V. M. R. de, Martinho Ferreira, M. M., & Uchôa Simões, P. M. . (2020). PRODUÇÃO SOBRE EDUCAÇÃO INFANTIL: SÍNTESES, IDENTIFICAÇÃO DE LACUNAS & CONTRADIÇÕES. Educação, 43(3), e39663. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.3.39663
Seção
Apresentação