Cuidar-educar na creche

Itinerários pelos trabalhos da Anped, Grupeci e BDTD

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.3.37472

Palavras-chave:

Cuidar- educar, bebês, concepções-práticas

Resumo

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil estabelecem que creches e pré-escolas devem cuidar e educar bebês e crianças. Este artigo tem por objetivo discutir estudos sobre concepções e práticas na creche. O levantamento foi realizado no período entre 2007 e 2018 nos arquivos da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e nos Anais das Reuniões da Associação Nacional de Pós- Graduação e Pesquisa em Educação e do Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias. A análise aponta um crescimento do número de pesquisas sobre a temática, mas há um quantitativo reduzido de estudos produzidos. Demarca que apesar da discussão sobre a dicotomia entre as ações de cuidado e educação parecer superada no campo teórico e na legislação, ela é percebida pelas professoras de creche de modo segmentado. Nesse sentido, os trabalhos apontam a necessidade de manter o tema em discussão na formação docente inicial e continuada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia de Souza Duque, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, MG, Brasil.

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); coordenadora da Educação Infantil da rede da Escola Hub em Juiz de Fora, MG, Brasil.

Ana Rosa Costa Picanço Moreira, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, MG, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil; professora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Referências

Aguiar. A. M. C., & Carvalho. M. R. F. (2012) Trabalho docente na educação infantil: entre o educar e o cuidar. In Anais do II Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Bebês e crianças pequenas e Infâncias, Aracaju - SE.

Amaral, J. C.,& Ramos, T. K. G. (2016) Práticas de cuidados/educação na creche: o que dizem as crianças sobre a atuação de suas educadoras? In Anais do V Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias, Florianópolis - SC.

André, R. C. M. O. (2016) Creche: desafios e possibilidades. Uma proposta curricular para além do Educar e Cuidar.

[Dissertação de Mestrado em Educação]. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Recuperado de: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18834

Azevedo, E. A. (2012) Ações em educação nutricional: cuidado em saúde com crianças pré-escolares em Creche Universitária. [Dissertação de Mestrado em Ciências do Cuidado em Saúde]. Universidade Federal Fluminense. Recuperado de: https://docplayer.com.br/11932867-Elizabeth-azevedo-de-azeredo.html

Barroca, K. C.,& Simões, P. M. U. (2016) Percepções de familiares de crianças de creches quanto ao trabalho desenvolvido na educação infantil. In Anais do V Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias. Florianópolis - SC.

Casanova, L. V. (2011) O que as crianças pequenas fazem na creche? As famílias respondem. In Anais da ANPED GT 07, Natal – RN. http://34reuniao.anped.org.br/images/trabalhos/GT07/GT07-240%20int.pdf

Castelli, A. M., & Delgado, A. C. C. (2015) Bebês que se relacionam com crianças mais velhas: cuidados e conflitos na educação infantil. In Anais da ANPED GT 07, Florianópolis – SC. http://www.anped.org.br/sites/default/files/trabalho-gt07-3704.pdf

Cruz, A. C. J. , Oliveira, F., Santos, M.,& W. Rodrigues T. C. (2012). Educação e cuidado da criança negra no Brasil: as relações entre escravização, escolarização e socialização. In Anais do III Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Bebês e crianças pequenas e Infâncias, Aracaju - SE.

Gonçalves, F., Buss-Simão, M.,& ROCHA, E. A. C. (2014) Percursos e tendências na produção científica sobre crianças de 0 a 3 anos na ANPED. SCIELO. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos 96, (242). http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S217666812015000100096&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. https://doi.org/10.1590/S2176-6681/335812912

Guimarães, D. (2008) No contexto da creche, o cuidado como ética e a potência dos bebês. In Anais da ANPED GT 07, Caxambu - MG. http://www.anped.org.br/sites/default/files/gt07-4807-int.pdf

Kuhlmann Jr., M. (2000) Histórias da educação infantil brasileira; Revista Brasileira de Educação, (14), 5-18, São Paulo. Recuperado de: http://www.scielo.br/scielo.phpscript=sci_arttext&pid=S141324782000000200002&lng=en&tlng=pt. https://doi.org/10.1590/S1413-24782000000100002

Lemos, M. E. S. (2010) Representações sociais de educadoras de creche a respeito do cuidado em saúde de crianças até cinco anos de idade. [Tese de Doutorado em Ciências da Saúde]. Universidade Federal de Minas Gerais. https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9BPJBJ/1/tese___maria_elizabeth_siqueira_lemos.pdf.

Nascimento, E. R.; Santos A. V. (2010) Cuidado ou educação? A prática educativa nas creches comunitárias de Curitiba. In Anais da ANPED GT 07, Caxambu - MG. http://33reuniao.anped.org.br/33encontro/app/webroot/files/file/Trabalhos%20em%20PDF/GT07-6838--Int.pdf

Pereira. A. P. S. (2010) Assistência social, família e educação: significado de práticas educativas no âmbito da assistência social no trabalho com famílias. In Anais do II Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Bebês e crianças pequenas e Infâncias, Rio de Janeiro - RJ.

Rocha, E. A. C. (2008) 30 anos da educação infantil na ANPEd: caminhos da pesquisa. Zero-a-seis, (17) 52-65, Florianópolis. Recuperado de: https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/19804512.2008n17p52/6082. https://doi.org/10.5007/1980-4512.2008n17p52

Rocha, E. A. C., & Buss-Simão, M. (2013). Infância e educação: novos estudos e velhos dilemas da pesquisa educacional. Educação e Pesquisa 39 (4), 943-954. Epub August 30, 2013. https://doi.org/10.1590/S1517-97022013005000018. https://doi.org/10.1590/S1517-97022013005000018

Scramingnon, G. B. S, Toledo, M. L. P. B.,& Souza, M. P. C. (2016) Levantamento bibliográfico: uma primeira leitura sobre o tema do cuidar e ser cuidado no campo da educação. In Anais do V Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias, Florianópolis - SC.

Silva. J. C. O. (2014) trabalho pedagógico com bebês na educação infantil: contribuições da psicologia histórico cultural. In Anais do IV Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias, Goiânia - GO.

Silva. A. M. S., Rodrigues. S. A., Silva, F. R., Ribeiro, M. F., Pedreira, L. S. Santana, M. M. S.,& Estigarribia, D. L. (2014) A creche como espaço de educação e cuidado: o trabalho pedagógico no município de Corumbá-MS. In Anais do IV Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Bebês e crianças pequenas e Infâncias, Goiânia - GO.

Souza, T. O.,& Dias, A. A. (2014) A formação docente na creche: o cuidar e o educar. In Anais do IV Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Bebês e crianças pequenas e Infâncias, Goiânia - GO.

Tiriba, L. (2005) Educar e cuidar ou, simplesmente, educar? Buscando a teoria para compreender discursos e práticas. In Anais da ANPED GT 07, Caxambu - MG. http://www.anped.org.br/sites/default/files/gt07939int.pdf

Vosgerau, D. S. R.,& Romanowski, J. P. (2014) Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Revista Diálogos Educacionais 14, (41), 165-189. https://doi.org/0.7213/dialogo.educ.14.041.DS08

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

Duque, L. de S., & Moreira, A. R. C. P. (2020). Cuidar-educar na creche: Itinerários pelos trabalhos da Anped, Grupeci e BDTD. Educação, 43(3), e37472. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.3.37472

Edição

Seção

Outros Temas