Cuidar-educar na creche

Itinerários pelos trabalhos da Anped, Grupeci e BDTD

Palavras-chave: Cuidar- educar, bebês, concepções-práticas

Resumo

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil estabelecem que creches e pré-escolas devem cuidar e educar bebês e crianças. Este artigo tem por objetivo discutir estudos sobre concepções e práticas na creche. O levantamento foi realizado no período entre 2007 e 2018 nos arquivos da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e nos Anais das Reuniões da Associação Nacional de Pós- Graduação e Pesquisa em Educação e do Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias. A análise aponta um crescimento do número de pesquisas sobre a temática, mas há um quantitativo reduzido de estudos produzidos. Demarca que apesar da discussão sobre a dicotomia entre as ações de cuidado e educação parecer superada no campo teórico e na legislação, ela é percebida pelas professoras de creche de modo segmentado. Nesse sentido, os trabalhos apontam a necessidade de manter o tema em discussão na formação docente inicial e continuada.

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Biografia do Autor

Letícia de Souza Duque, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, MG, Brasil.

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); coordenadora da Educação Infantil da rede da Escola Hub em Juiz de Fora, MG, Brasil.

Ana Rosa Costa Picanço Moreira, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, MG, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil; professora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

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Publicado
2020-12-31
Como Citar
Duque, L. de S., & Moreira, A. R. C. P. (2020). Cuidar-educar na creche: Itinerários pelos trabalhos da Anped, Grupeci e BDTD. Educação, 43(3), e37472. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.3.37472
Seção
Artigos