O processo de apropriação do gênero textual em sua dupla possibilidade de abordagem escolar

Autores

  • Marilúcia dos Santos Domingos Striquer Universidade Estadual do Norte do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.3.21186

Palavras-chave:

Gêneros textuais. Instrumentos psicológicos. Gêneses instrumental.

Resumo

Partindo das concepções do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) sobre gêneros textuais e sobre instrumentos psicológicos (SCHNEUWLY, 2004) e de Rabardel (1995), a respeito de gênese instrumental, investigou-se em que medida os integrantes de um projeto de ensino integrado ao Pibid, que tem como base teórico-metodológica os gêneros textuais, apropriaram-se do gênero como um instrumento mediador e organizador do ensino da língua materna. De forma mais específica, a intenção, neste artigo, é conhecer se a base teórico-metodológica sobre os gêneros foi apropriada pelos membros do projeto após uma série de eventos. Para tanto, analisou-se um conjunto de respostas dadas pelos pibidianos a três diferentes questionários. Os resultados revelaram que a maioria dos investigados completou o processo da gênese instrumental, contudo dois deles demonstraram que a teoria estudada é ainda para eles artefato.

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Biografia do Autor

Marilúcia dos Santos Domingos Striquer, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora Adjunta da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus Jacarezinho. Professora do Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS/UENP. Pesquisadora do Grupo de pesquisa Diálogos linguísticos e ensino: saberes e práticas (CNPQ/UENP).

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Publicado

2016-12-22

Como Citar

Striquer, M. dos S. D. (2016). O processo de apropriação do gênero textual em sua dupla possibilidade de abordagem escolar. Educação, 39(3), 357–362. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.3.21186

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