Avaliação da aprendizagem

uma prática formativa

Autores/as

  • Karin Donaduce Flores
  • Sônia Maria de Souza Bonelli

Palabras clave:

Avaliação formativa, protagonismo, aprendizagem

Resumen

Este artigo pretende revisitar os pressupostos teóricos que norteiam, qualificam e valorizam o protagonismo dos estudantes dos Anos Iniciais no que se refere ao estudo da avaliação e ao acompanhamento do percurso avaliativo envolvendo as diferentes áreas do conhecimento, como prática formativa. É necessário considerar o papel que cada sujeito desempenha no seu percurso pessoal, acompanhado não apenas pelo seu resultado, mas também pela trajetória construída de forma individual e pelo grupo no processo de aprendizagem. Trata-se de um estudo bibliográfico que reflete a caminhada da escola e aponta caminhos para que a avaliação tenha mais sentido e significado para todos os envolvidos no processo. O artigo pretende colaborar com reflexões e ideias que provoquem a vontade de mudar algumas práticas enraizadas no fazer docente.

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Biografía del autor/a

Karin Donaduce Flores

Licenciada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Discente do curso de Especialização em Gestão Curricular Marista da mesma instituição. 

Sônia Maria de Souza Bonelli

Coordenadora do curso de Pedagogia da Escola de Humanidades da PUCRS. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Citas

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Publicado

2020-11-23

Cómo citar

Donaduce Flores, . K. ., & de Souza Bonelli, . S. M. (2020). Avaliação da aprendizagem: uma prática formativa. Caderno Marista De Educação, 10(1), e39595. Recuperado a partir de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/caderno-marista-de-educacao/article/view/39595

Número

Sección

Artículos

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