Board games

A gamificação e a interdisciplinaridade na construção de uma educação significativa

Autores/as

Palabras clave:

Board games., Sequência didática, interdisciplinaridade, gameficação

Resumen

A adolescência é um processo doloroso, no qual o indivíduo passa por mudanças corporais, comportamentais e sociais. Considerando essas transformações, frequentemente professores encontram um público desmotivado com as rotinas escolares e ávido por inovações. Buscando suprir as necessidades desses estudantes construiu-se a sequência didática Board Games: uma abordagem interdisciplinar. Alicerçados nas teorias sobre gameficação e educação, os professores do ensino fundamental anos finais do Colégio Marista Assunção desenvolveram propostas pedagógicas interdisciplinares com os estudantes de 7º ano. A partir dos board games, as turmas iniciaram o estudo de diversos conteúdos nucleares a fim de desenvolver habilidades e competências das quatro áreas do conhecimento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Joicy Carvalho dos Santos, Colégio Marista Assunção, Porto Alegre, RS, Brasil

Graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil;
professora do Colégio Marista Assunção em Porto Alegre, RS, Brasil; educadora maker do AuLab – Assessoria
Pedagógica em Porto Alegre, RS, Brasil.

Camila Marchiori Sena, Colégio Marista Assunção, Porto Alegre, RS, Brasil

Mestra em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
(PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil; professora do Colégio Marista Assunção em Porto Alegre, RS, Brasil.

Citas

ALVES, Lynn; MINHO, Marcelle; DINIZ, Marcelo. Gamificação: diálogos com a educação. In: FADEL, Luciane et al. (org.). Gamificação na Educação. São Paulo: Pimenta Cultural, 2014. p. 74-121.

BUSARELLO, Raul; ULBRICHT, Vania. Gamificação em debate. In: SANTAELLA, Lucia et al. (org.). Narrativa e gamificação (sic), ou com quantos pontos se faz uma boa história? São Paulo: Blucher, 2018. v. 1, p. 67-82.

CAMPBELL, Joseph. O herói de mil faces. São Paulo: Cultrix, 1989.

COSENZA, Ramon; GUERRA, Leonor. Neurociência e educação. Porto Alegre: Artmed Editora, 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1987.

HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2013.

KAPP, Karl. The Gamification of Learning and Instruction: Game-based Methods and Strategies for Training and Education. [S. l.]: Pfeiffer, 2012. https://doi.org/10.1145/2207270.2211316

KYPPO, Jorma. Jogos de tabuleiro: ao longo da história e dos espaços multidimensionais. NJ, EUA: World Scientific Publishing Co Inc; 2018.

MORIN, Edgard. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2005.

OLIMPIO, Eliana; MARCOS, Cristina Moreira. A escola e o adolescente hoje: considerações a partir da psicanálise. Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 21, n. 3, p. 498-512, dez. 2015. Disponível em:http://pepsic.bvsalud.org/pdf/per/v21n3/v21n3a06.pdf. Acesso em: 02 dez. 2019. https://doi.org/10.5752/P.1678-9523.2015V21N3P498

UNIÃO MARISTA DO BRASIL — UMBRASIL. Tessituras do currículo Marista: matrizes curriculares de educação

básica: área de linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília, DF: União Marista do Brasil, 2016.

UMBRASIL. Projeto Educativo do Brasil Marista: nosso jeito de conceber a Educação Básica. Brasília, DF: União Marista do Brasil, 2010

Publicado

2020-12-31

Cómo citar

Carvalho dos Santos, J., & Marchiori Sena, C. (2020). Board games: A gamificação e a interdisciplinaridade na construção de uma educação significativa. Caderno Marista De Educação, 11(2), e39275. Recuperado a partir de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/caderno-marista-de-educacao/article/view/39275

Número

Sección

Relatos de Experiência