Utilização de um simulador computacional para o ensino do lançamento oblíquo à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa

Palavras-chave: Lançamento Oblíquo, Ensino de Física, Aprendizagem significativa

Resumo

Neste artigo, relatamos uma experiência de ensino bem-sucedida na qual utilizamos um simulador computacional da plataforma Phet para demonstrar o lançamento oblíquo em uma turma do 2.º ano do ensino médio, no componente curricular de Física, em uma escola privada na cidade de Novo Hamburgo, RS. Utilizamos o simulador como atividade inicial de lançamento deste conteúdo nuclear a partir da seguinte situação-problema: para qual ângulo o alcance em um lançamento oblíquo é máximo e para quais pares de ângulos, para uma mesma velocidade inicial de lançamento, o alcance é o mesmo? Os alunos, em duplas, variaram os seguintes parâmetros iniciais: velocidade inicial, ângulo de lançamento e objetos a serem lançados, com diferentes massas. A partir da variação destes fatores, os alunos puderam analisar a trajetória do movimento, os vetores velocidade e aceleração, bem como as componentes vetoriais, além de observar os fatores que interferem tanto na altura máxima quanto no alcance máximo horizontal. Ao final da atividade, aplicamos um questionário referente ao tópico abordado, tendo como resultado um aproveitamento próximo de 90% de respostas corretas.

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Biografia do Autor

Wilson Leandro Krummenauer, Colégio Marista Pio XII (CMPXII), Novo Hamburgo, RS, Brasil.

Doutor em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil. Professor de Física do Colégio Marista Pio XII (CMPXII), em Novo Hamburgo, RS, Brasil.

Referências

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KRUMMENAUER, W. L.; COSTA, S. S. C. Mapas conceituais como instrumentos de avaliação na Educação de Jovens e Adultos. Experiências em Ensino de Ciências (UFRGS), Porto Alegre, v. 4, p. 33-38, 2009.

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VALENTE, J. A. Diferentes usos do computador na educação. Campinas: Unicamp: 1995. 125 p.

Publicado
2021-09-23
Como Citar
Krummenauer, W. L. (2021). Utilização de um simulador computacional para o ensino do lançamento oblíquo à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa. Caderno Marista De Educação, 12(1), e40807. https://doi.org/10.15448/2763-5929.2021.1.40807
Seção
Artigos