Utilização de um simulador computacional para o ensino do lançamento oblíquo à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa
DOI:
https://doi.org/10.15448/2763-5929.2021.1.40807Palavras-chave:
Lançamento Oblíquo, Ensino de Física, Aprendizagem significativaResumo
Neste artigo, relatamos uma experiência de ensino bem-sucedida na qual utilizamos um simulador computacional da plataforma Phet para demonstrar o lançamento oblíquo em uma turma do 2.º ano do ensino médio, no componente curricular de Física, em uma escola privada na cidade de Novo Hamburgo, RS. Utilizamos o simulador como atividade inicial de lançamento deste conteúdo nuclear a partir da seguinte situação-problema: para qual ângulo o alcance em um lançamento oblíquo é máximo e para quais pares de ângulos, para uma mesma velocidade inicial de lançamento, o alcance é o mesmo? Os alunos, em duplas, variaram os seguintes parâmetros iniciais: velocidade inicial, ângulo de lançamento e objetos a serem lançados, com diferentes massas. A partir da variação destes fatores, os alunos puderam analisar a trajetória do movimento, os vetores velocidade e aceleração, bem como as componentes vetoriais, além de observar os fatores que interferem tanto na altura máxima quanto no alcance máximo horizontal. Ao final da atividade, aplicamos um questionário referente ao tópico abordado, tendo como resultado um aproveitamento próximo de 90% de respostas corretas.
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