Mapas conceituais como ferramenta potencializadora da aprendizagem significativa no ensino da eletrodinâmica

Autores

Palavras-chave:

Mapas conceituais, Ensino de Física, Aprendizagem Significativa.

Resumo

Neste artigo, relatamos uma experiência bem-sucedida de utilização de mapas conceituais como instrumentos de avaliação da aprendizagem na unidade temática sobre eletrodinâmica, em uma turma do 3° ano do Ensino Médio no componente curricular de Física, no Colégio Marista Pio XII em Novo Hamburgo, RS. Através da construção dos mapas conceituais o professor tem condições de identificar como o conteúdo está organizado na estrutura cognitiva do aluno. As versões finais dos mapas conceituais elaborados pelos discentes demonstram um crescimento a nível conceitual, além do estabelecimento correto das relações e hierarquias entres estes conceitos. Todos os mapas apresentaram os principais conceitos da unidade temática, bem como uma riqueza no uso de conectores adequados para relacionar cada conceito.

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Biografia do Autor

Wilson Leandro Krummenauer, Colégio Marista Pio XII, Novo Hamburgo, RS, Brasil.

Doutor em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil; professor de Física do Colégio Marista Pio XII, em Novo Hamburgo, RS, Brasil.

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Publicado

2020-12-31

Como Citar

Krummenauer, W. L. (2020). Mapas conceituais como ferramenta potencializadora da aprendizagem significativa no ensino da eletrodinâmica. Caderno Marista De Educação, 11(1), e37348. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/caderno-marista-de-educacao/article/view/37348

Edição

Seção

Artigos