Jovens e sujeitos da História

Autores

  • Luis Fernando Cerri Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Mariela Coudannes Aguirre Universidad Nacional del Litoral

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-864X.2011.1.7488

Palavras-chave:

Consciência histórica, Cultura histórica, Levantamento de dados intercultural

Resumo

Esse texto discute as concepções de jovens brasileiros, argentinos e uruguaios sobre os sujeitos na história, com base em seu aprendizado histórico escolar e extraescolar. Os dados foram obtidos a partir da pesquisa internacional “Jovens brasileiros e argentinos diante da História”, baseada em questionários para estudantes de 15 anos e seus professores, utilizando majoritariamente a escala Likert. Teoricamente, a pesquisa sustenta-se nos conceitos de consciência histórica e cultura histórica, tais como formulados pela Didática da História alemã, bem como no conceito de cultura política. Os resultados, em suma, apontaram que, dentro do universo pesquisado, as chamadas “personalidades importantes” típicas do ensino escolar da História são reconhecidas no que se refere aos “pais fundadores” das nações, mas não em sujeitos que representaram possibilidades alternativas no desenvolvimento da história nacional, o mesmo se dando com as personagens femininas. A ciência, a tecnologia e as invenções são vistas como um fator de mudança mais significativo do que as “pessoas importantes” e essas, por sua vez, são superadas pela importância reconhecida em movimentos coletivos.

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Biografia do Autor

Luis Fernando Cerri, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Prof. do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPG

Mariela Coudannes Aguirre, Universidad Nacional del Litoral

Profesora de Facultad de Humanidades y Ciencias - Universidad Nacional del Litoral - Argentina

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Publicado

2011-09-26

Como Citar

Cerri, L. F., & Aguirre, M. C. (2011). Jovens e sujeitos da História. Estudos Ibero-Americanos, 37(1). https://doi.org/10.15448/1980-864X.2011.1.7488

Edição

Seção

Miscelânea