Escultura no Chile: dilemas, atores e influências

Autores

  • Pedro Emílio Zamorano Pérez Universidad de Talca

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-864X.2011.2.5913

Palavras-chave:

Escultura, Chilena, Influências

Resumo

Este artigo examina o desenvolvimento da escultura no Chile, desde quando começou a ser ensinada dentro de uma estrutura acadêmica até a metade do século passado. A proposta se desenvolve em três eixos de análise: a relação do Estado chileno com os processos estéticos; o modelo clássico como suporte formal e iconográfico da escultura nacional e, por fim, a relação da atividade escultórica com as influências das escolas europeias. Também são analisados aqueles autores que tiveram maior presença e circulação no cenário artístico nacional, apresentando antecedentes sobre sua formação acadêmica e obras de relevância no meio artístico.Por outro lado, apresentam-se informações sobre a evolução a partir do modelo estético, que havia caracterizado a arte e os autores nacionais durante o século XIX, até os conceitos artísticos e repertórios iconográficos mais identificados com as propostas vanguardistas, que começaram a se desenvolver no país durante as primeiras décadas do século XX. O trabalho estabelece alguns paralelos entre a escultura chilena e aquela dos países americanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Emílio Zamorano Pérez, Universidad de Talca

Magíster en Artes; Mención Teoría e Historia del Arte, Universidad de Chile (1985). Doctor en Historia del Arte, Universidad Complutense de Madrid, España (1987), Investigador Principal en varios proyectos Fondecyt (Fondo Nacional de Ciencia y Tecnología), Académico de la Universidad de Talca, Chile

Publicado

2011-12-31

Como Citar

Zamorano Pérez, P. E. (2011). Escultura no Chile: dilemas, atores e influências. Estudos Ibero-Americanos, 37(2). https://doi.org/10.15448/1980-864X.2011.2.5913

Edição

Seção

Artigos